ÁREA DO
ALUNO
INSCREVA-SE SOLICITE INFORMAÇÕES

Tendências de Arquitetura e Urbanismo que moldarão o futuro

  • Arquitetura Sustentável
  • tendências em arquitetura
  • Urbanismo

A arquitetura e urbanismo é uma profissão que afeta todo dia o cotidiano e as maneiras de viver dos cidadãos. Duvida? Então é só reparar no ambiente ao seu redor. Os ambientes urbanos são delimitados e criados por arquitetos, que buscam melhorar a qualidade de vida dos usuários.  

 

Com tantos desenvolvimentos tecnológicos e mudanças culturais, como a crescente preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade, novas áreas de atuação têm surgido na arquitetura e tendências têm impactado o futuro das cidades. 

 

Quer entender melhor sobre essas tendências?  

 

Então é só continuar lendo o artigo!  

 

 

Carreira em Arquitetura e Urbanismo 

 

A Arquitetura e Urbanismo estuda a projeção de edifícios e ambientes urbanos, trabalhando em parceria com engenheiros e outros profissionais (designers de interiores, paisagistas) para criar ambientes que estabeleçam um diálogo harmonioso com o ambiente e com as necessidades humanas.  

 

O estudante que se forma em Arquitetura e Urbanismo passa, obrigatoriamente, por dois núcleos de conteúdo. Essas diretrizes foram definidas pelo Ministério da Educação (MEC). Confira: 

 

• Núcleo de Conhecimentos de Fundamentação

• Estética e História das Artes;

• Estudos sociais e econômicos;

• Estudos ambientais;

• Desenho;

• Meios de representação e expressão

•Núcleo de Conhecimentos Profissionais:

•Teoria e História da Arquitetura, do Urbanismo e do Paisagismo;

•Projeto de Arquitetura, de Urbanismo e de Paisagismo;

•Planejamento urbano e regional;

•Tecnologia da construção;

•Sistemas estruturais;

•Conforto ambiental;

•Técnicas retrospectivas;

•Informática aplicada à arquitetura e urbanismo;

•Topografia.

 

O arquiteto é responsável por desenvolver o projeto de uma edificação, desenhando planos arquitetônicos, supervisionando as construções, verificando normas de segurança e de qualidade e criando, como resultado, projetos confortáveis, funcionais e estéticos.  

 

 

Áreas de atuação 

 

A fase de concepção, planejamento e execução de espaços arquitetônicos e urbanos demanda, ao arquiteto, a compreensão das exigências do cliente, a análise do contexto físico, cultural e ambiental e a criação de maquetes e plantas virtuais que representam o projeto.  

 

Já o arquiteto urbanista colabora com órgãos governamentais para planejar espaços públicos, avaliando elementos como usos de solos, criação de espaços de convivência e implementação de infraestruturas urbanas. Esse profissional também pode ser o responsável pela revitalização de construções históricas, preservando a identidade cultural dos espaços e otimizando a funcionalidade. Também é possível trabalhar com design de interiores. Confira alguns lugares onde o arquiteto pode trabalhar: 

 

Escritórios de arquitetura;

Escritórios de construção; 

Consultorias de design; 

Indústria imobiliária; 

Órgãos governamentais; 

Instituições de ensino; 

Paisagismo; 

Consultor; 

Conservação do patrimônio histórico; 

Agências de planejamento urbano; 

Iniciativas de reabilitação urbana e revitalização de áreas degradadas 

 

 

Tendências em Arquitetura e Urbanismo 

 

O desenvolvimento tecnológico, mudanças culturais, na economia e grandes eventos que impactam o morar (como a pandemia de coronavírus de 2020, por exemplo) têm impactado na área de arquitetura e urbanismo, criando tendências e impactando no futuro das cidades.  

 

Conheça algumas inovações em urbanismo e tendências em arquitetura que mudarão o cenário urbano:  

 

 

Arquitetura sustentável 

 

A Arquitetura sustentável é uma prática que busca conciliar o desenvolvimento humano com a preservação do meio ambiente. Também conhecida como Eco Arquitetura, a prática tem amplo escopo de atuação, já que soluções sustentáveis podem ser encontradas e criadas em todos os aspectos de um projeto arquitetônico e urbanístico.  

 

Entre as práticas que compõem a arquitetura sustentável, está a eficiência energética, o domínio de tecnologias verdes, uso de materiais sustentáveis, entre outros. Saiba mais aqui.  

 

 

Design vertical 

Com a superlotação das cidades, o design vertical começou a ganhar força. A verticalização das construções pode aumentar a sensação de segurança dos habitantes, distribuir melhor os espaços residenciais e evitar a superpovoação dos espaços.  

 

 

Habitação cooperativa  

 

A tendência urbana da habitação cooperativa já está em alta na Europa! A habitação cooperativa, ou coabitação, como também é chamada, é um projeto organizado por cooperativas habitacionais que se reúnem para compartilhar as necessidades de uma propriedade sem ter que incorrer em mais custos para isso. Os projetos devem proporcionar espaços que promovam a vida comunitária e o uso compartilhado das infraestruturas e devem ser negociados com a prefeitura local.  

 

 

Tecnologia inteligente 

 

Você já ouviu falar em casas inteligentes? Elas são chamadas assim pois utilizam a tecnologia para conectar ambientes e objetos entre si, automatizando funções e proporcionando maior controle do próprio ambiente. É o caso, por exemplo, de um sistema que permite programar o ar-condicionado, abrir e fechar cortinas, ligar e desligar luzes etc.  

 

 

Arquitetura interativa 

 

Espaços interativos, com objetos sensíveis ao toque e realidade aumentada serão uma realidade nas próximas décadas. O uso de tecnologias vestíveis também pode ser incorporado a ambientes interativos, tendo como resultado cenários dinâmicos, que se adaptam às necessidades dos usuários e proporcionam uma experiência espacial única.  

 

 

Biofilia  

 

Já sabemos que a arquitetura sustentável está em alta! Mas outra preocupação que tem dominado a mente dos arquitetos é como promover espaços que conectem seres humanos à natureza. Entra aí o conceito de biofilia! A biofilia é a prática de incorporar elementos naturais para dentro dos ambientes, criando uma simbiose entre arquitetura e natureza e redefinindo a estética e a funcionalidade dos espaços.  

 

Algumas ideias para conquistar um ambiente com design biofílico é o uso de materiais naturais, vegetação natural em ambientes internos, paredes verdes, canteiros internos, jardins verticais e acabamentos naturais, como pedras, madeira e terra.  

 

Quer fazer parte da construção do futuro das cidades? O primeiro passo é se graduar em Arquitetura e Urbanismo! A graduação em Arquitetura e Urbanismo da UVA está disponível em formato presencial e semipresencial, para mais praticidade e organização de tempo dos alunos.  

 

Entre as disciplinas contidas na ementa curricular estão: 

 

Tecnologia emergente e protagonismo; 

Ergonomia e desenho universal; 

Sustentabilidade e certificações; 

Desenho digital 3D; 

História e teoria da arquitetura e do urbanismo; 

Oficina de maquete e prototipagem; 

Conforto ambiental térmico; 

Conservação e restauração de patrimônio; 

Paisagismo; 

Sociedade, cultura e contemporaneidade 

 

Se interessou? Então clique aqui e faça sua matrícula! 

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
(21) 2574 8888
hubspot controller