O que o cenário atual nos ensina sobre o desenvolvimento profissional?

Os momentos de incerteza fazem parte da existência humana e, muitas vezes, eles trazem mudanças que impactam o desenvolvimento profissional da população. Diante de uma pandemia que afetou diversas áreas da vida de pessoas de todo o mundo, isso também ocorreu.
Com as transformações que acontecem diariamente no mercado de trabalho e no setor educacional, além da necessidade de se adaptar ao momento, há ensinamentos que você pode levar para a sua vida profissional nos próximos anos.
Quer saber quais são os principais deles? Continue lendo e descubra como usar os aprendizados do período de isolamento social para ter uma carreira de sucesso em um futuro próximo!

ENSINAMENTOS DO CENÁRIO ATUAL SOBRE O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Você provavelmente já leu ou escutou em algum lugar que toda crise é, também, uma oportunidade, certo? E se algum dia pensou que nunca aplicaria isso em sua vida, talvez tenha visto, durante a quarentena, a grade verdade desse ditado: quem se adapta às condições ruins consegue bons resultados depois.
Pensando nisso, nós separamos seis lições do cenário atual que vão auxiliar no seu desenvolvimento profissional em curto e longo prazo — independentemente se você está começando agora sua vida universitária ou se já está prestes a conquistar seu tão sonhado diploma de ensino superior. Confira!

TER A NECESSIDADE DE SE REINVENTAR

A tecnologia, que se desenvolve cada vez mais ao redor do mundo, tem sido uma grande aliada no período atual. Por ser preciso evitar aglomerações, os programas de videoconferência passaram a substituir reuniões presenciais. Aplicativos de organização de tarefas também se mostraram ótimos para um bom gerenciamento de tempo e distribuição das funções de cada colaborador de uma equipe.
Isso tudo gerou uma grande necessidade de reinvenção, tanto aos líderes de grandes empresas quanto às pessoas que trabalham em todas as áreas de atuação. Portanto, é essencial manter-se sempre atualizado sobre os softwares, as plataformas e outras ferramentas indispensáveis para conseguir acompanhar a frequência de mudanças que ocorrem com o passar do tempo.

APRENDER A SE ADAPTAR RAPIDAMENTE

Abrir mão da própria rotina parecia impensável para muitos profissionais, mas tornou-se obrigatório durante os meses mais rígidos da pandemia. Milhões de pessoas precisaram trabalhar em home office. Com isso, tiveram que aprender a criar hábitos saudáveis em casa e a ter disciplina, novos horários e outros fatores fundamentais para um bom desempenho no sistema de trabalho remoto.
O aprendizado que você pode tirar disso é que, por mais estável que seja a sua situação agora, a adaptação diante de imprevistos e saber lidar com mudanças são pontos importantes para o seu desenvolvimento profissional. Por isso, treine em seu dia a dia, mesmo com situações simples, de modo a estar preparado para grandes transformações futuras.

SABER RESSIGNIFICAR MOMENTOS E TRANSFORMÁ-LOS EM OPORTUNIDADES

O empreendedorismo, que já estava em alta nos últimos anos, foi a saída para muitas pessoas que perderam seus empregos durante a pandemia e não têm os pré-requisitos para as vagas oferecidas por grandes organizações.
Esses novos empreendedores conseguiram enxergar uma grande chance no meio de uma crise. Muitos deles passaram a comercializar produtos úteis para o momento ou começaram a ofertar serviços que facilitam a rotina de diversas famílias.
Então, fica a dica: sempre que surgir um problema, pense em possíveis soluções para ele e esquematize como isso pode agregar à sua carreira profissional. Transformar limões em uma bela limonada é um dos segredos do desenvolvimento profissional, pois você só tem a ganhar quando aprende a lidar melhor com situações nas quais precisa agir sob pressão.

ESTAR ABERTO A MUDANÇAS

Acredite: ainda que você tenha a estabilidade de um cargo público, mudanças boas e ruins podem acontecer a qualquer momento. Exatamente por esse motivo, apenas reclamar delas não é uma boa alternativa. É importante estar aberto à possibilidade de algo novo acontecer e sempre agir como se estivesse esperando que algo imprevisível aconteça.
Quer um exemplo simples? Em meio à pandemia, quem já dominava o uso da Internet e dos meios de telecomunicações e tinha uma boa formação acadêmica, estava mais preparado para a situação. Afinal, encontrou menos dificuldades para a realização das atividades de trabalho em casa.

FORTALECER A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Cuidar da saúde mental e desenvolver a inteligência emocional: eis duas tarefas que são imprescindíveis aos estudantes universitários e profissionais. Seja com atividades simples, como praticar meditação ou ioga, é necessário manter a mente em dia para conseguir lidar com situações de estresse ou, até mesmo, alterações repentinas de prazos, horários e ambiente de trabalho.

DESENVOLVER NOVAS HABILIDADES NO TRABALHO

Professores precisaram trocar a sala de aula por plataformas de interação virtual; donos de lojas passaram a usar redes sociais para uma comunicação mais efetiva com os clientes; muitos profissionais da saúde tiveram que realizar procedimentos online, que, até poucos meses atrás, não eram tão comuns.
Todas essas mudanças exigem habilidades que fizeram a diferença na nova rotina de trabalho desses profissionais. Caso você queira se desenvolver profissionalmente desde agora, é importante aproveitar tudo ao seu redor para aprimorar conhecimentos e competências que podem ser úteis futuramente.
Aprenda algo novo em seu estágio, nas aulas práticas da universidade ou em tarefas extracurriculares. Pode ser desde um idioma novo até uma atividade específica da sua profissão. Lembre-se de que as pessoas com mais habilidades conseguem lidar melhor com transformações repentinas.

A IMPORTÂNCIA DE ESTAR DISPOSTO A APRENDER NESTE MOMENTO

Agora que você já sabe quais são os maiores ensinamentos que esse momento pode trazer para o seu desenvolvimento profissional, também é importante ter disposição para aprender em tempos de pandemia.
Quem aproveita a crise para se preparar tende a voltar ao mercado de trabalho com mais chances de se destacar e aproveitar as melhores oportunidades que virão pela frente! Então, se você ainda não ingressou no ensino superior, talvez seja a hora ideal de investir em uma graduação.
E quer uma dica para se diferenciar ainda mais? Saiba quais são as principais profissões do futuro e veja qual delas tem a ver com seu perfil. Assim, você já começará sua vida profissional de forma promissora.