O que fazer depois do ensino médio? Veja neste post!

Você acabou de terminar o ensino médio e, agora, está em dúvida sobre o que fazer. Essa situação soa familiar? Pois, acredite: todo recém-formado já passou por ela! Trata-se de um momento único e repleto de incertezas. Por isso, é completamente normal se sentir um pouco perdido diante de tantas mudanças.
Além de serem vários os possíveis caminhos, nem todo mundo conta com o privilégio de já sair da escola com uma trajetória ou carreira em mente. Será que é melhor focar em passar no vestibular ou encontrar um emprego primeiro? Devo tirar um tempo para investir em uma experiência internacional ou estudar para um concurso?
Pensando em ajudá-lo a trilhar seus primeiros passos como recém-formado, preparamos este post com várias alternativas interessantes do que fazer depois do ensino médio. Vamos conferir?

QUAIS SÃO AS OPÇÕES PARA O RECÉM-FORMADO?

Temos ótimas notícias: ao se formar no ensino médio, você tem o mundo aos seus pés! Não existe uma única possibilidade nem há uma trajetória obrigatória. A verdade é que o recém-formado precisa pensar em seus objetivos para, assim, encontrar os melhores caminhos para conquistá-los.
A seguir, reunimos algumas das principais escolhas que podem ser tomadas pelos recém-formados no ensino médio. Quem sabe não encontra alguma (ou mais!) de seu interesse? Veja só!

FAZER UM INTERCÂMBIO

Caso essa seja uma alternativa, fazer um intercâmbio é uma experiência transformadora que você carregará por toda a vida. Além de aprender ou se aperfeiçoar em um segundo idioma, você terá a oportunidade de explorar um país diferente, conhecer gente nova, fazer amizades com pessoas de todo o mundo e, é claro, adicionar um diferencial incrível ao seu currículo.
Se já for maior de idade, os intercâmbios do tipo work and study (trabalhe e estude) são muito interessantes. Isso porque você poderá trabalhar em empregos de meio período, conquistando uma experiência de trabalho internacional ao mesmo tempo em que estuda e aprende outro idioma.

PROCURAR UM EMPREGO

Buscar um emprego depois de se formar é um dos caminhos mais considerados pelos jovens. Embora isso seja de fato um desafio — afinal, você ainda tem pouca ou nenhuma experiência —, trata-se de uma ótima maneira de descobrir aquilo que realmente gosta e quer fazer profissionalmente. Além disso, nada melhor para entender a dinâmica de um dia a dia de trabalho do que vivenciá-la, não é mesmo?
Aqui, uma dica é montar um currículo caprichado, cadastrá-lo nas plataformas de vagas e procurar por oportunidades de primeiro emprego. Ah, você também pode aproveitar os trabalhos temporários que surgem em certas épocas do ano.

PRESTAR CONCURSO

Quem não sonha com as vantagens de um cargo público? De recém-formados no ensino médio a doutores, muita gente vê nos concursos públicos uma oportunidade de conquistar uma vida estável. No entanto, como você certamente já ouviu falar, passar em uma prova de concurso não é tarefa fácil.
Existem pessoas que dedicam anos aos estudos preparatórios, ou seja, o caminho para a aprovação é mesmo árduo, mas vale a pena. Cabe ressaltar que, quanto mais qualificado você for, maior será sua faixa salarial. Por isso mesmo, uma dica de ouro é entrar para a universidade primeiro, como falaremos a seguir.

ENTRAR NA UNIVERSIDADE

Antigamente, o caminho mais comum para um recém-formado era procurar um trabalho. No entanto, essa realidade foi mudando ao longo dos anos. Hoje, cada vez mais jovens prestam vestibular logo após o ensino médio e começam a universidade em seguida.
Existem várias vantagens para escolher esse caminho. Primeiramente, fazer uma graduação é mais que fundamental para o mercado atual, como veremos adiante no post. Segundo, as suas chances de conseguir um bom emprego aumentam quando você está cursando uma formação superior.
Além disso, não poderíamos deixar de mencionar a experiência incrível que é ser universitário, certo? Fazer amizades, criar laços para a vida, se divertir (priorizando os estudos, é claro)… tudo isso ficará na sua memória para sempre!

QUAL É A IMPORTÂNCIA DE UMA GRADUAÇÃO?

A graduação já deixou há anos de ser apenas um diferencial no currículo. Atualmente, trata-se do requisito mínimo para participar de um processo seletivo e/ou conquistar determinados cargos.
Tenha em mente que as empresas procuram pessoas qualificadas para lidarem com suas demandas e, sabendo que o candidato tem o conhecimento e as habilidades necessárias, os empregadores têm mais segurança para fazer contratações.
Ou seja, com um diploma de nível superior em mãos, suas chances de empregabilidade são potencializadas. Sem falar nos salários mais promissores, nas maiores chances de ascender na carreira, entre outras vantagens. No entanto, é importante escolher uma universidade de qualidade e credibilidade antes de prestar vestibular, combinado?

COMO ESCOLHER UMA PROFISSÃO?

Acima, listamos algumas opções do que você pode fazer após o ensino médio. Como mencionamos, fazer uma graduação é crucial para conquistar as melhores oportunidades no mercado. No entanto, como ingressar na universidade se eu nem mesmo sei qual curso fazer ou qual carreira combina comigo?
Calma, pode ficar tranquilo. Antes de terminarmos este post, temos outras dicas que o ajudarão a encontrar uma profissão compatível com você. Acompanhe.

FAÇA UM TESTE VOCACIONAL

Os testes vocacionais são ótimas ferramentas para guiar os futuros profissionais. Eles ajudam o indivíduo a se conhecer melhor e, a partir disso, analisar quais tipos de carreira mais lhe trariam satisfação. Contudo, para que os resultados sejam mais precisos, é importante que os testes estejam alinhados com uma orientação especializada.
Você pode fazer o teste vocacional que disponibilizamos e descobrir quais cursos mais combinam com seu perfil. Basta acessar o link!

PESQUISE SOBRE AS ÁREAS DE INTERESSE

Não é raro nos depararmos com pessoas que começam uma graduação e, ao longo da formação, percebem que não é aquilo que elas querem para a carreira. Embora nunca seja tarde para mudar de profissão, pesquisar sobre as suas áreas de interesse é uma forma de tomar decisões mais acertadas.
Por isso, tenha a pesquisa como sua principal aliada. Busque informações sobre o dia a dia da profissão, acerca das matérias que aprenderá na universidade, converse com pessoas da área… enfim, aqui, toda a informação nunca é demais.

VISITE UMA FEIRA DE PROFISSÕES

Além das pesquisas, vale bastante a pena participar de feiras de profissões. Essas ocasiões são perfeitas para entender mais sobre a sua carreira de interesse e conversar com pessoas que já atuam nela.
Fazer networking também é algo valioso em eventos como esses. Afinal de contas, tais contatos podem muito bem o indicar futuramente para uma oportunidade alinhada a seus objetivos. Interessante, não?
Pronto! Agora você tem em mãos as dicas que todo recém-formado precisa para encontrar o seu caminho após o ensino médio. Sendo assim, não deixe de analisar cada opção, sempre considerando os seus interesses e aquilo que mais deseja para a sua vida. Dessa forma, suas chances de trilhar uma jornada de sucesso estão mais próximas do que imagina.
Caso queira conversar sobre suas possibilidades como recém-formado, entre em contato agora mesmo com a gente. Estamos esperando sua mensagem.