19/12/2024
Medicina Veterinária de animais silvestres: desafios e oportunidades
...
Ver artigo completoCompartilhe
Enquanto algumas pessoas sabem desde crianças qual profissão desejam seguir, para outras fazer essa escolha pode ser um grande desafio, que causa angústia e confusão. Nesses casos, o teste vocacional para faculdade é uma ferramenta de grande auxílio para perceber melhor com qual área se tem mais afinidade.
Essa é uma boa opção para quem precisa de ajuda para descobrir o melhor caminho a seguir profissionalmente. Isso porque avalia várias características do perfil do participante para saber com qual campo de atuação ele está mais relacionado.
Quer entender melhor o que é o teste vocacional, como ele é feito e qual a importância de usar esse recurso? Confira tudo neste post!
O teste vocacional tem o objetivo de identificar traços de personalidade do indivíduo, para perceber quais características podem ser vinculadas às áreas de atuação profissional.
É possível fazer a avaliação de diferentes maneiras, mas, de maneira geral, trata-se de algumas perguntas pessoais que indicam as possíveis afinidades. Dessa forma, não existem respostas certas ou erradas, nem qualquer tipo de juízo de valor. O mais importante é auxiliar o aluno no seu autoconhecimento.
Também é preciso destacar que o teste não é a única forma de encontrar ajuda para tomar decisões sobre o trabalho. Outra possibilidade, por exemplo, é a mentoria de carreira, em que uma pessoa mais experiente ajuda a construir uma trajetória bem-sucedida a partir de escolhas mais acertadas.
O teste vocacional para faculdade é procurado pelo aluno que optou por ingressar no ensino superior, mas ainda não tem muita certeza sobre qual ramo seguir. Ele pode ser feito por quem está muito confuso, pelos que já têm alguma ideia do que querem, mas ainda estão com dúvidas, ou até mesmo por aqueles que já estão no mercado, mas desejam mudar de área.
Assim, ele serve para ajudar no processo de decisão e também apresenta as possibilidades de trabalho. Em alguns casos, por meio da avaliação o participante tem acesso a campos de atuação que nem sabia que existiam. Também é uma boa alternativa para quem não consegue resolver a questão por conta de pressões externas, familiares etc.
Existem diferentes tipos de testes vocacionais. Ele pode, por exemplo, ser feito por um psicólogo, que apresenta dados mais detalhados. Esse modelo faz parte de um programa de terapia mais completo, chamado de orientação vocacional, e conta com outras etapas além do teste em si.
A avaliação precisa ser formulada e analisada por profissionais da área de psicologia, que ajudarão o participante a compreender os resultados. Porém, vale reforçar que o exame sozinho não decide nada, apenas apresenta sugestões de atuações que poderiam estar alinhadas ao seu perfil.
Da mesma forma, algumas empresas, escolas e instituições de ensino superior também podem oferecer testes vocacionais em formato de questionário para ajudar os estudantes a fazerem a melhor escolha. Eles são mais rápidos e muitas vezes podem ser feitos pela internet mesmo.
Se você optar por fazer na versão online, a dica é procurar sites sérios e confiáveis e que disponibilizem materiais elaborados por especialistas. Existem opções muito completas na rede, que podem ser feitas de maneira simples.
Um teste vocacional pode ajudar em muitos aspectos no momento da definição. Veja a seguir alguns benefícios que ele traz.
Ao realizar o teste, você é convidado a refletir sobre os seus próprios interesses e habilidades. Assim, é uma ótima maneira de perceber o próprio potencial e encontrar formas de conciliar o que traz prazer com a rentabilidade.
Você consegue analisar as suas opções com mais foco com a avaliação em mãos. Assim, é uma forma de tomar decisões mais conscientes e planejar a própria trajetória com maior segurança.
A pressão por fazer a escolha profissional pode gerar bastante ansiedade em algumas pessoas, o que leva a resoluções precipitadas. Nesse sentido, o teste vocacional ajuda a olhar a situação de maneira mais calma e organizada, para pensar com tranquilidade.
Isso depende basicamente do participante. Para isso, ele precisa pensar com calma nas questões, respondê-las honestamente e refletir a respeito dos resultados. Com esses passos, as chances de fazer boas definições são muito maiores.
Como dissemos, o teste vocacional para faculdade pode ter direcionamentos diferentes. Porém, de maneira geral, ele avalia os seguintes aspectos:
• Interesses e gostos pessoais;
• Habilidades;
• Atividades que gosta de fazer;
• Atividades que se imagina fazendo;
• Áreas do conhecimento relacionadas ao perfil;
• Cursos com os quais se tem maior afinidade.
Na hora da escolha, é fundamental considerar que as pessoas são complexas e um questionário não tem o poder de falar qual o melhor caminho a seguir. No entanto, ele pode ser um bom indicativo de quais áreas têm maior potencial de trazer a satisfação pessoal.
Nesse sentido, também permite a você observar o mercado de trabalho pela perspectiva do seu perfil e daquilo que gosta de fazer e não do que é mais rentável ou traz maior prestígio. Ele não é obrigatório, mas pode ajudar muito a tomar uma boa decisão.
A partir do balanço entre o resultado e a sua disponibilidade, é possível analisar criticamente o mercado de trabalho e observar quais as maneiras mais promissoras de investir na profissão do seu interesse.
Como vimos, o teste vocacional para faculdade pode ser uma importante ferramenta na hora de refletir sobre os melhores caminhos profissionais de acordo com o perfil individual. A dica é responder às questões com calma e cuidado, da maneira mais verdadeira possível, para entender mais sobre as suas reais afinidades.
Se você já encontrou a sua carreira dos sonhos ou quer saber mais sobre as profissões, a rotina de estudos e encontrar pessoas da área, entre em contato com a UVA. Contamos com cursos de vários ramos. Venha conhecer nossos campi e os polos para EAD.
19/12/2024
...
Ver artigo completo18/12/2024
...
Ver artigo completoFaça
aqui sua
inscrição
Tem dúvidas ou precisa de ajuda?
documentos necessários
Vestibular Tradicional e Agendado
Diploma / Certificado de conclusão do Ensino Médio. Se concluído fora do Brasil, declaração de Equivalência fornecida pelo Conselho Estadual de Educação (original e cópia);
Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
ENEM
Faça sua matrícula on-line rapidamente. Apresente cópia do boletim do ENEM, que é enviado pelos Correios, ou imprima no site do ENEM.
Diploma / Certificado de conclusão do Ensino Médio. Se concluído fora do Brasil, declaração de Equivalência fornecida pelo Conselho Estadual de Educação (original e cópia);
Histórico Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
Pós-Graduação
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota do semestre letivo, apresente os seguintes documentos:
Diploma de curso superior registrado (original e cópia);
Histórico escolar da Instituição de Ensino Superior;
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas);
Título de eleitor (original e cópia);
Documento Militar (para homens)
Extensão
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota, apresente os seguintes documentos na Central de Admissão:
Comprovante de pagamento da primeira cota;
Declaração de escolaridade (original e cópia);
Certidão de nascimento ou casamento (original e cópia);
RG e CPF (original e cópia);
Comprovante de residência (original e cópia);
Duas fotos 3x4.
X