19/12/2024
Medicina Veterinária de animais silvestres: desafios e oportunidades
...
Ver artigo completoCompartilhe
“Será que escolhi a profissão certa”? Essa dúvida é mais comum na atualidade do que você imagina. A situação acontece principalmente devido às inúmeras oportunidades que temos à disposição.
Por isso, se ainda está se perguntando: “qual profissão combina comigo?” Não pode deixar de conferir as dicas que separamos para que você encontre a carreira certa!
A escolha de uma carreira parte do princípio de construção de um projeto de vida. Em diversas ocasiões, os jovens recebem influências externas de familiares, pais em especial, e até do meio em que vivem. O fato é que tal decisão tem de ser tomada cada vez mais cedo, fazendo assim com que ela não seja definitiva.
Além disso, os vários caminhos profissionais, o mercado de trabalho exigente e a necessidade de mais especialização para se destacar fazem com que a escolha não seja simples. Existe sempre aquele impasse: será que estou fazendo a opção mais alinhada ao que eu sonho para a minha vida?
Por isso, é necessário ter muito discernimento ao definir o caminho para não se arrepender depois. Claro que mudanças podem acontecer, mas pare por um momento e pense em tudo o que você almeja no futuro, ações que se imagina exercendo. Lembre-se de que uma boa parte da sua vida você passará trabalhando, portanto, escolha bem.
De modo geral, podemos dizer que a escolha equivocada apresenta um forte impacto na vida das pessoas, o que pode ser bastante negativo. Isso acontece, pois passamos grande parte do dia no trabalho, e permanecer horas fazendo algo que não gosta gera estresse e frustração.
Imaturidade, pressão dos pais, status profissionais são alguns dos motivos que levam a uma escolha errada. Logo, a pessoa não se identifica com o próprio trabalho, o que acaba sendo uma fonte de ansiedade e infelicidade. Sem contar os sintomas físicos e psicológicos, como dor de cabeça, tensão constante, irritação, dificuldade de concentração, entre outros.
Para evitar decisões precipitadas ou equivocadas futuramente, é preciso avaliar alguns aspectos ligados à sua personalidade e rotina. Confira os principais a seguir.
O que você tem prazer de fazer no seu dia a dia? Quais os seus hobbies? Já pensou que os seus gostos podem dizer muito sobre a sua personalidade e apresentar um caminho para uma carreira?
Portanto, avalie o que você mais aproveita em seu cotidiano e relacione a alguma profissão. Por exemplo, você pode amar escrever, fazer pesquisas e se atualizar, logo, pode seguir o caminho como jornalista ou mesmo professor.
Para saber quais são as suas habilidades, o primeiro passo é se autoconhecer. Nesse caso, é necessário avaliar os seus pontos fortes e fracos, mas também entender as suas afinidades. Muitas das suas competências estarão intimamente ligadas a esses pontos.
Outra maneira de saber quais são as suas habilidades é se envolver em atividades do seu interesse. Como destacamos no tópico anterior, os gostos também contam na hora de avaliar a escolha profissional e estão ligados ao desenvolvimento de habilidades.
Uma dica que vai ajudar na sua escolha da profissão é avaliar o status de mercado e as oportunidades por ele oferecidas. Uma mesma área pode contemplar vários cursos, ter essa percepção será fundamental no momento de definir a melhor opção de carreira.
Para evitar erros, procure pesquisar sobre a formação de profissionais, a concorrência, o perfil procurado pelas organizações, mas também as médias salariais, oportunidades de crescimento e desenvolvimento.
Segundo a teoria de John Holland, a escolha vocacional está ligada a uma expressão da personalidade. Para o estudioso, os profissionais que ocupam determinado cargo apresentam personalidades bastante similares. Os perfis seriam divididos em:
• Artístico;
• Convencional;
• Empreendedor;
• Investigativo;
• Realista;
• Social.
Saber qual o seu perfil funciona para alinhá-lo às suas afinidades. E o que seriam essas afinidades? Elas são compostas especialmente por disciplinas e suas áreas de conhecimento, aquelas que você tem facilidade em aprender. Note que isso não é levado apenas pelo gosto, mas também pela sua facilidade de assimilar determinados assuntos.
Para ter mais chances de acertar na sua escolha da profissão, mostramos mais algumas dicas a seguir.
Os testes vocacionais ajudam a trazer mais clareza para aquelas pessoas que estão em fase de definição da carreira. Psicólogos, professores, orientadores são alguns dos profissionais que fazem a sua aplicação, justamente para ter uma orientação mais precisa.
Tal ferramenta é baseada em teorias de especialistas, o que funciona como um mapeamento de perfil. Assim, você é agrupado em categorias profissionais. A ideia é analisar características específicas da personalidade e apontar profissões de acordo com ela.
Que tal acompanhar o cotidiano de um profissional da área? Essa é uma maneira bem eficaz de conhecer o dia a dia da profissão, seus altos e baixos, conquistas e obstáculos, além de ser um importante termômetro do que esperar quando atuar no ramo.
Claro que, com o passar do tempo, as profissões sofrem transformações, mas é possível ter uma ideia geral sobre o que encontrará. Além disso, você vivencia os desafios do cotidiano, o que permitirá o julgamento se aquela profissão será a melhor escolha.
Antes de responder à questão: “qual profissão combina comigo?”, consulte estudantes do ramo. Muitos deles passaram por essa fase de dúvidas quanto ao curso a ser escolhido e conseguem ajudá-lo nesse momento.
Além disso, eles podem compartilhar as suas impressões reais do curso. Conversar com alguém que já está no curso de graduação o ajudará a entender mais sobre a matriz curricular, dificuldades, oportunidades de estágio, entre outras questões relativas ao curso.
Não deixe de pesquisar a fundo as alternativas de curso que você tem. É muito importante conhecer a realidade da profissão, mas também as outras possibilidades de atuação, a receptividade do mercado, chances de crescimento e até a ligação com os segmentos de mercado.
Além disso, busque entender sobre a parte teórica e prática dos cursos, avalie se isso dará uma base boa para a atuação no mercado de trabalho, mas, ainda, se ambas as partes são interessantes e provêm conteúdos valiosos.
Responder à questão “qual profissão combina comigo?” é um desafio, porém, ele pode ser facilitado por meio das dicas que apresentamos. Saber mais sobre o curso, conhecer-se, entender o mercado, enfim, aplicando tais práticas, você terá sucesso na sua escolha.
Então, gostou deste artigo? Compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude seus amigos que também estão decidindo suas profissões!
19/12/2024
...
Ver artigo completo18/12/2024
...
Ver artigo completoFaça
aqui sua
inscrição
Tem dúvidas ou precisa de ajuda?
documentos necessários
Vestibular Tradicional e Agendado
Diploma / Certificado de conclusão do Ensino Médio. Se concluído fora do Brasil, declaração de Equivalência fornecida pelo Conselho Estadual de Educação (original e cópia);
Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
ENEM
Faça sua matrícula on-line rapidamente. Apresente cópia do boletim do ENEM, que é enviado pelos Correios, ou imprima no site do ENEM.
Diploma / Certificado de conclusão do Ensino Médio. Se concluído fora do Brasil, declaração de Equivalência fornecida pelo Conselho Estadual de Educação (original e cópia);
Histórico Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
Pós-Graduação
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota do semestre letivo, apresente os seguintes documentos:
Diploma de curso superior registrado (original e cópia);
Histórico escolar da Instituição de Ensino Superior;
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas);
Título de eleitor (original e cópia);
Documento Militar (para homens)
Extensão
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota, apresente os seguintes documentos na Central de Admissão:
Comprovante de pagamento da primeira cota;
Declaração de escolaridade (original e cópia);
Certidão de nascimento ou casamento (original e cópia);
RG e CPF (original e cópia);
Comprovante de residência (original e cópia);
Duas fotos 3x4.
X