19/12/2024
Medicina Veterinária de animais silvestres: desafios e oportunidades
...
Ver artigo completoCompartilhe
A Enfermagem é uma ciência tão antiga quanto a história da humanidade! Apesar de ter tido destaque apenas com a chegada do século XX, é possível dizer que já existiam enfermeiros e enfermeiras ainda antes de Cristo.
De lá para cá, muitos profissionais fizeram história e transformaram o mundo como conhecemos hoje. Quer saber mais sobre eles?
Então continue lendo o artigo!
Em um cenário inicial, a enfermagem surgiu com os cuidados de doentes, aplicando primeiros socorros e cuidados básicos para uma vida digna. Com a evolução das civilizações, a enfermagem e a religião se entrelaçam, e os profissionais da área eram também clérigos e outros responsáveis pela religião local.
No século XVI, a Enfermagem começa a ser reconhecida como prática profissional e, com a Revolução Industrial, passa a ter contornos cada vez mais definidos. O cuidado com os doentes, porém, sempre foi uma prática com espaço nas sociedades, mesmo antes do surgimento de Cristo.
A partir do século XIX, na Idade Moderna, a Enfermagem ganha ainda mais destaque e notoriedade.
No Brasil, a história da profissão pode ser dividida em três períodos:
• Organização da Enfermagem;
• Desenvolvimento da Enfermagem;
• Enfermagem moderna.
Saiba mais sobre esses períodos.
O período conhecido como organização da Enfermagem iniciou no período colonial até o final do século XIX. Nessa fase, quem se responsabiliza pelos cuidados dos doentes eram líderes religiosos, como clérigos, sacerdotes e pajés. Sem muito desenvolvimento científico, a prática era organizada com rituais místicos e crenças culturais.
Com a chegada dos portugueses ao Brasil, os cuidados se tornaram ainda mais importantes, já que os europeus trouxeram diversas doenças desconhecidas para o sistema imune da população nativa.
Com muitas pessoas migrando do campo para a cidade, novas pragas começam a surgir e doenças contagiosas se propagaram com uma velocidade espantosa. Nesse período, as primeiras escolas de Enfermagem foram criadas e o governo assumiu oficialmente a responsabilidade pelo cuidado dos doentes. O principal órgão responsável pela Enfermagem da época era a Cruz Vermelha.
Após o período de guerras, inaugura-se a época da Enfermagem moderna no Brasil. Mais escolas de Enfermagem são abertas, especializações são criadas e a profissão começa a ser regulamentada com organização de conselhos, associações e sindicatos. Tudo muda com o surgimento de três importantes órgãos: o SUS (Sistema Único de Saúde), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e o Ministério da Saúde.
Durante toda essa trajetória, tivemos a presença de diversos profissionais responsáveis por grandes avanços na profissão. Conheça alguns deles e se inspire para seu futuro profissional!
O Dia Internacional da Enfermagem é comemorado no dia 12 de maio, em homenagem à Florence Nightingale, uma enfermeira de destaque nascida em 12 de maio de 1820. Conheça a história dela e de outros profissionais de destaque.
Florence Nightingale nasceu em Florença e é considerada a mãe da Enfermagem. Sua atuação ganhou destaque durante a Guerra da Crimeia. Florence também é chamada de Dama da Lâmpada, já que muitas vezes tratava dos feridos em locais escuros, com o auxílio de uma lâmpada. A enfermeira também criou a primeira Escola de Enfermagem da Inglaterra no hospital Saint Thomas, em Londres.
Olga Vederese foi uma brasileira nascida em 1917 em São Paulo. Olga é considerada uma das grandes transformadoras do curso de Enfermagem como o conhecemos hoje. Além de idealizar cursos na área, Olga também foi coordenadora de estudos sobre o exercício da enfermagem no Conselho Federal de Enfermagem.
Maria Rosa Sousa Pinheiro, nascida em 1908 em São Paulo, ajudou a construir a Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, após retornar de um período estudando a área no Canadá. Maria Rosa também idealizou e organizou o primeiro congresso da área. Por fim, foi eleita presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABen), onde promoveu inúmeras modificações e reestruturações das atividades profissionais da enfermagem.
Dorothea Orem nasceu em 1914 nos Estados Unidos. Hoje, é considerada uma das grandes enfermeiras que mudaram o mundo por ter desenvolvido a teoria do autocuidado, que prega que os pacientes podem cuidar de si próprios. Essa teoria incentivou o avanço do campo da reabilitação e demandas primárias básicas. O nome do método passou a se chamar Orem, para homenagear a criadora. Dorothea também alcançou o título de Mestre em Ciências da Educação em Enfermagem e Doutora em Enfermagem.
Ivone Lara é brasileira, graduada em Enfermagem e especialista em Assistência Social. A enfermeira atuou em hospitais psiquiátricos em conjunto com a Dra. Nise da Silveira, importante psiquiatra que revolucionou os atendimentos nos manicômios do Brasil e o tratamento a pacientes com distúrbios mentais.
Além de sua atuação como enfermeira, Ivone Lara também é cantora de samba, conhecida como Dona Ivone.
Lygia das Dores Matta é mulher negra, enfermeira e brasileira. Ela foi a primeira mulher negra de condição pobre, juntamente com suas colegas Josephina de Melo, Lucia Conceição e Maria de Lourdes Almeida a ingressar no curso de Enfermagem da USP, três anos após a inauguração do curso.
Izabel Santos trabalhou, na década de 1950, no Serviço Especial de Saúde Pública (SESP), vinculado à Organização Panamericana de Saúde (OPAS). Posteriormente, Izabel também atuou como professora do curso de Enfermagem na Universidade Federal de Pernambuco. Atuou como consultora vinculada ao Ministério da Saúde até 1997, contribuindo na formação profissional dos enfermeiros e idealizando o Programa de Qualificação de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Profae).
Quer fazer parte dessa turma? O primeiro passo é buscar um bom curso de Enfermagem! O curso de graduação em Enfermagem na UVA é nota máxima na avaliação feita pelo MEC, além de ser o segundo melhor curso do estado do RJ entre as instituições privadas.
19/12/2024
...
Ver artigo completo18/12/2024
...
Ver artigo completoFaça
aqui sua
inscrição
Tem dúvidas ou precisa de ajuda?
documentos necessários
Vestibular Tradicional e Agendado
Diploma / Certificado de conclusão do Ensino Médio. Se concluído fora do Brasil, declaração de Equivalência fornecida pelo Conselho Estadual de Educação (original e cópia);
Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
ENEM
Faça sua matrícula on-line rapidamente. Apresente cópia do boletim do ENEM, que é enviado pelos Correios, ou imprima no site do ENEM.
Diploma / Certificado de conclusão do Ensino Médio. Se concluído fora do Brasil, declaração de Equivalência fornecida pelo Conselho Estadual de Educação (original e cópia);
Histórico Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
Pós-Graduação
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota do semestre letivo, apresente os seguintes documentos:
Diploma de curso superior registrado (original e cópia);
Histórico escolar da Instituição de Ensino Superior;
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas);
Título de eleitor (original e cópia);
Documento Militar (para homens)
Extensão
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota, apresente os seguintes documentos na Central de Admissão:
Comprovante de pagamento da primeira cota;
Declaração de escolaridade (original e cópia);
Certidão de nascimento ou casamento (original e cópia);
RG e CPF (original e cópia);
Comprovante de residência (original e cópia);
Duas fotos 3x4.
X