ÁREA DO
ALUNO
INSCREVA-SE SOLICITE INFORMAÇÕES

Por Pedro Paulo Carvalho | 16/01/2025

Saiba o que é “feed zero” nas redes sociais

Tendência comportamental da geração Z dá preferência a registros temporários, como stories, que desaparecem após 24h

A geração Z – jovens nascidos entre 1995 e 2012 – tem chamado atenção pela forma peculiar de usar as redes sociais, principalmente o Instagram. Com perfis vazios ou com pouquíssimas postagens e dando preferência para publicações nos stories, o comportamento desse grupo despertou interesse de estudiosos e já recebeu até nome: feed zero ou “grid zero

 

A coordenadora dos cursos de Publicidade e Propaganda e Marketing da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Erica Ribeiro, explica que os jovens, principalmente os da geração Z, estão mais conscientes em relação à forma como se comportam online e buscam conteúdos mais rápidos. “Atualmente as pessoas se interessam mais por experiências efêmeras, que são consumidas em determinados momentos e logo são descartadas. Isso é muito presente nessa geração”, destaca.

 

Para a docente, a preferência pelos stories ao invés do feed é um reflexo da busca por mais privacidade nas redes e da exaustão da exposição em excesso. “Acredito que os jovens estejam cansados de expor a vida constantemente no meio digital. Mas essa troca também pode ser decorrente de outras questões, como a frustração por não obterem determinado número de seguidores ou curtidas”, ressalta.

 

Erica levanta o ideal de perfeição ligado às redes sociais, principalmente ao Instagram como possível motivo de diminuição da presença online por parte da geração Z. A docente enfatiza que a exposição a comentários negativos contribui para o desenvolvimento da baixa autoestima. “O cotidiano postado não é o real, porque ele não é tão interessante assim à vista de muitos por ser cansativo. Se a vida perfeita já é alvo de críticas, imagine a imperfeita”, observa.

 

Segundo a coordenadora, uma das principais diferenças de comportamento entre a geração Z e a anterior – os millennials, nascidos entre 1982 e 1994 -, se dá pelo fato de que, enquanto o primeiro grupo aprendeu a usar os meios digitais, o outro já nasceu inserido nesses espaços, então não há muita novidade a ser explorada. “Os millennials não entendiam o poder das redes sociais. A partir do momento que o indivíduo compreende com mais clareza os desdobramentos e as consequências da alta exposição, ele passa a postar menos”, adverte.

 

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

21/11/2024

Futebol Clube Rio de Janeiro ganha reforço de estagiários de fisioterapia

Ver notícia completa
Featured image

14/11/2024

Dia Nacional da Alfabetização

Ver notícia completa
Featured image

11/11/2024

Estudantes realizam visita guiada ao Parque Ecológico da Rocinha

Ver notícia completa
Featured image

07/11/2024

Saiba como gerir financeiramente uma microempresa

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
(21) 2574 8888
hubspot controller