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A evolução da carreira em Publicidade e Propaganda

  • carreira profissional
  • comunicação social
  • publicidade e propaganda

Todo mundo já sabe que as mudanças na tecnologia e nos meios de comunicação alteraram drasticamente a maneira como vivemos hoje, correto? A resposta é ainda mais verdadeira quando se trata da Publicidade.  

 

Afinal, a profissão teve que se reinventar continuamente, graças ao surgimento de novos meios de comunicação, mudanças no comportamento do consumidor e a extinção de alguns meios de comunicação tradicionais.  

 

Mas isso não significa que as mudanças acabaram! Com mais rapidez do que nunca, a tecnologia está obrigando os profissionais da área da publicidade a se desenvolverem rapidamente e terem flexibilidade para compreender o novo cenário da área.  

 

Se você quer entender mais sobre como a Publicidade evoluiu até chegar ao que é hoje, continue lendo este artigo!  

 

 

História da Publicidade

 

Engana-se quem pensa que a Publicidade é um fenômeno recente. Segundo historiadores, é possível rastrear mensagens publicitárias datadas do Egito Antigo! Em outras sociedades, papiros eram usados para fazer cartazes, pinturas de paredes eram comuns, placas de cobre eram utilizadas na China e até mesmo a oralidade era uma ferramenta para fazer publicidade.  

 

Mesmo em sociedades iletradas, como a Europa no período da Idade Média, a Publicidade tinha vez, já que era possível utilizar símbolos e desenhos para sinalizar o produto ou serviço à venda.  

 

Com o surgimento da prensa gráfica, grande invenção de Gutenberg, o cenário se alterou completamente. A ferramenta possibilitou o surgimento de jornais e revistas, além de livros, folhetos, enfim, qualquer tipo de comunicação impressa que pudesse ser impressa de maneira massiva.  

 

Já as primeiras agências de publicidade surgiram ainda no século XIX, em Londres. Táticas comunicativas como slogans, nomes, jingles e subtítulos começaram a ser utilizadas para chamar a atenção do comprador. Segundo Thomas J. Barratt, considerado o pai da publicidade moderna, “os gostos mudam, as modas mudam, e o anunciante tem que mudar com eles. Não que a ideia de hoje seja sempre melhor do que a ideia antiga, mas é diferente – atinge o gosto presente.” A frase permanece verdadeira até hoje!  

 

Com a industrialização, a oferta de produtos manufaturados se expandiu bastante e demandou mais mercados que os consumissem. O mundo viu o crescimento explosivo da publicidade a partir do século XX. E esse crescimento ainda não parou!  

 

Com o surgimento de computadores, celulares e redes sociais, a Publicidade e Propaganda se reinventou praticamente do zero! Não só o meio de comunicação mudou – a maneira como os consumidores a utilizam, entendem o mundo e o que esperam do mercado se alterou radicalmente.  

 

 

Carreira em Publicidade 

 

O publicitário é o profissional que elabora estratégias de comunicação de uma marca ou empresa com objetivo de comunicar ideias, vender produtos ou serviços, reforçar o posicionamento de marca ou até comunicar projetos.  

 

As ferramentas para alcançar esses objetivos são inúmeras: podem ser utilizadas campanhas publicitárias em formato televisivo, rádio, redes sociais ou sites, campanhas publicitárias impulsionadas, conteúdo orgânico em redes sociais, planejamento e produção de eventos e muito mais.  

 

Esse profissional também pode desenvolver e planejar produtos, criando embalagens, rótulos e outros atrativos visuais para os objetos. Além disso, pode atuar com campanhas políticas, planejando todo o tom da comunicação utilizada pelo candidato e por seus meios de divulgação e realizando trabalho de assessoria de imagem com o político.  

 

A Publicidade está inserida dentro do universo da comunicação e permite muitas possibilidades de atuação. Além de atuar em agências de comunicação, o profissional também pode trabalhar em empresas, com comunicação institucional ou interna, em assessorias de imprensa, startups e muito mais. É possível também atuar na comunicação pública, empreender ou investir em pesquisa e docência.  

 

Para se capacitar, o publicitário enfrenta uma maratona de disciplinas teóricas e práticas na graduação. Confira algumas delas: 

 

• Antropologia; 

 

• Comunicação Institucional; 

 

• Comunicação Política; 

 

• Criação Publicitária; 

 

• Direção de Arte; 

 

• Fotografia Publicitária; 

 

• Gestão Estratégica de Marketing; 

 

• Legislação e Ética Publicitária; 

 

• Marketing de Relacionamento; 

 

• Pesquisa de Mercado; 

 

• Psicologia da Comunicação; 

 

• Semiótica. 

 

É preciso entender não só de comunicação, mas também de psicologia, sociologia, marketing, política, administração e muito mais! A comunicação é uma área integrada, e todos esses conhecimentos são utilizados de maneira constante no dia a dia do profissional.  

 

 

Publicidade Digital 

 

A Publicidade Digital se refere a qualquer tipo de publicidade realizada em canais digitais. O objetivo dela é influenciar o público a agir de determinada forma: seja comprando algum produto, seja participando de algum serviço, ou mesmo mudando de opinião a respeito de uma marca ou empresa.  

 

Meios de comunicação impressos, como revistas e jornais, apesar de não extintos, perderam força para a Publicidade Digital, para o surgimento dos chamados influenciadores digitais e para outros formatos de publicidade, como propaganda feita em programas culturais de TV e filmes, vídeos curtos em redes sociais e até pequenos comunicados feitos no Twitter.  

 

Atualmente, a Publicidade domina as redes sociais, utilizando figuras midiáticas de proeminência para divulgar produtos e/ou serviços. Outdoors, anúncios de revistas e flyers impressos, apesar de ainda existirem, passaram a ser secundários em relação ao marketing digital e outras ferramentas de publicidade digital.  

 

Para continuar acompanhando as evoluções culturais da Publicidade e da tecnologia, o profissional precisa estar sempre por dentro das tendências e das notícias, analisando constantemente o mercado e o público consumidor.  

 

 

Habilidades necessárias 

 

Para trabalhar como publicitário digital é preciso ter algumas habilidades. Confira algumas delas: 

 

• Criatividade; 

 

• Resiliência; 

 

• Curiosidade; 

 

• Vontade de aprender; 

 

• Estar sempre informado(a); 

 

• Boa comunicação; 

 

• Saber analisar e entender os comportamentos e objetivos de outras pessoas; 

 

• Inovação. 

 

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