Como o atual cenário tem impactado os cursos de comunicação?

  • comunicação
  • cursos
  • educação
Uma alteração tão importante em nossas vidas como a pandemia do coronavírus exigiu a adaptação de todos os setores. Os profissionais e futuros profissionais dos cursos de comunicação precisam compreender os impactos que esse cenário representa à área, para que se adéquem.

 

Quem ainda está na graduação precisou encontrar uma nova forma de estudar, enquanto profissionais em atuação perceberam a importância de um trabalho de qualidade e com respeito às pessoas.

 

Os serviços de comunicação foram considerados essenciais para a cobertura da pandemia por Decreto e não puderam ser interrompidos, pois são responsáveis por levar informações confiáveis à população. No entanto, muitas adaptações são necessárias e podem ser percebidas desde a formação.

 

Neste artigo, mostraremos os principais impactos do cenário atual para os cursos de comunicação e como se preparar. Continue a leitura e confira!

 

QUAIS SÃO OS IMPACTOS DO CENÁRIO ATUAL NOS CURSOS DE COMUNICAÇÃO?

Como vimos, o período é de grandes mudanças para a educação e para a área da comunicação, inclusive algumas delas podem se manter mesmo após o fim da pandemia. Veja os principais impactos.

 

HABILIDADES INDISPENSÁVEIS

Os comunicadores precisam desenvolver algumas habilidades indispensáveis, como curiosidade, clareza, imparcialidade e persistência. Afinal, em um momento atípico, a criatividade também é fundamental.

 

Percebemos uma necessidade de reinvenção das formas de se estudar e de trabalhar, garantindo a continuidade mesmo diante das adversidades. Por isso, é importante que a graduação estimule o pensamento autônomo e criativo.

 

VALORIZAÇÃO AINDA MAIOR DA TECNOLOGIA

Dominar as novas tecnologias é essencial no cenário atual. Essas ferramentas se tornaram a principal e mais segura forma de comunicação durante a pandemia, fazendo com que muitas pessoas precisassem aprender a usar os equipamentos modernos para continuarem as suas atividades.

 

Foi possível perceber a importância dos recursos tecnológicos no cotidiano, os quais devem se tornar mais presentes na educação e em outros setores da sociedade. A Trend Watching, plataforma global de tendências, indica como a experiência virtual deve virar uma realidade em nossas vidas.

 

TRABALHO HOME OFFICE

A necessidade de trabalho remoto fez muitas empresas perceberem a possibilidade de manter a produtividade usando as tecnologias, com ótimos resultados.

 

O trabalho em regime de home office é uma medida importante para a atuação com segurança e pode ser mantido, ainda que parcialmente, depois da pandemia. Dentre as vantagens, é possível destacar a comodidade, a objetividade e o melhor aproveitamento do tempo.

 

Na educação, essa mudança também é muito importante. Afinal, a virtualização das aulas evidencia o quanto a tecnologia pode contribuir para o aprendizado, aspecto que deve ser mais explorado a fim de melhorar o desenvolvimento dos estudantes.

 

VALORIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO SEGURA E CONFIÁVEL

As mídias tradicionais se tornaram mais fortes com a crise na saúde, porque o trabalho jornalístico sério e a informação segura são ferramentas importantes para a população. Muitos jornais brasileiros, por exemplo, abriram seus conteúdos exclusivos para assinantes aos outros leitores, de modo a oferecerem uma cobertura confiável à população em geral.

 

Assim, o jornalismo cumpre a sua função social no enfrentamento da pandemia. Portanto, os comunicadores em formação precisam ter ciência do seu papel de informar e de como essa atividade impacta a sociedade.

 

COMO SE PREPARAR PARA O NOVO CENÁRIO?

Apesar de ser um período conturbado, é importante continuar os estudos e se preparar para o mundo novo, o que permite conquistar uma carreira sólida. É importante investir na educação e buscar sempre o aprendizado. Veja alguns passos importantes a serem seguidos.

 

CONSTRUIR UM BOM PORTFÓLIO

O portfólio é a forma de dar visibilidade ao seu trabalho e mostrar credibilidade. Quem ainda está na graduação e não tem matérias publicadas, pode mostrar os trabalhos acadêmicos em destaque e a participação de projetos da universidade. Ele precisa ser atualizado sempre que possível.

 

SER INOVADOR

Como vimos, na área da comunicação é importante pensar de maneira criativa. Portanto, ser inovador em sua atuação é fundamental. É preciso observar o cenário e perceber as necessidades e oportunidades para encontrar soluções e, assim, destacar-se.

 

Para isso, é essencial ter a vontade de aprender coisas novas sempre, fazer cursos, ler e desenvolver as habilidades. Durante a graduação, aproveite as experiências práticas, os projetos oferecidos pela universidade e o networking que ela possibilita.

 

SABER UTILIZAR RECURSOS TECNOLÓGICOS

A tecnologia é uma importante aliada para jornalistas. Ela permite agilidade e a conexão com pessoas do mundo todo, além do aprendizado e do desenvolvimento de novas habilidades.

 

Dessa forma, permite a apuração e a circulação ágeis e dinâmicas de informações de qualidade.

 

MUDAR A ABORDAGEM DO PÚBLICO

A área da comunicação não é estática, ela precisa estar conectada com a sociedade. Atualmente, a internet é o principal meio de informação para a população, e os profissionais devem se adaptar à essa realidade. O meio virtual engloba vários canais e suas linguagens específicas, portanto vale a regra de adaptar a forma de se comunicar ao público.

 

COMO A UVA ESTÁ ADAPTANDO A EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS?

A UVA adaptou seus cursos para que tivessem continuidade diante do contexto de isolamento social, sem comprometer a qualidade do ensino. Além disso, oferece informação confiável sobre o coronavírus e a situação global, com bases científicas.

 

A universidade também disponibiliza conteúdos gratuitos a fim de desenvolver o aprendizado dos estudantes. Um exemplo é a série de palestras virtuais com emissão de certificado. Voltado aos cursos de comunicação, o Projeto Media Lab Talks promove lives que abordam temas fundamentais, como criação do portfólio, design e empreendedorismo e skills para os profissionais do futuro.

 

A página “Momento da Informação” é outra iniciativa importante. Ela conta com mais de 50 vídeos de aperfeiçoamento profissional, além de manuais e cartilhas. Os temas são bastante atuais e abordam os desafios que a pandemia representa para a carreira.

 

Portanto, é fundamental manter as atividades mesmo em tempos de pandemia, para acompanhar as transformações da sociedade e se inserir no mercado de trabalho. O importante é observar o cenário atual e compreender os impactos, além de se dedicar a um dos cursos de comunicação para ter destaque e construir uma boa carreira.

 

A UVA conta com muitas oportunidades para quem pretende investir na formação e garantir o seu espaço no mercado. Entre em contato e conheça mais sobre nossos cursos!