Na rematrícula, os(as) alunos(as) renovam a parceria para continuar estudando na UVA.
Passos para a rematrícula:
O processo de rematrícula deverá ser feito no Portal do Aluno.
Na página da rematrícula deve-se seguir os três passos:
1º – Conferir os dados de cadastro;
2º – Ler e dar o aceite no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, validando-o para o novo semestre;
3º – Em seguida, fazer a inscrição selecionando as disciplinas do próximo semestre.
Caso seja de interesse, e esteja em oferta, será possível incluir disciplina reprovada.
Dicas para rematrícula:
1) O primeiro passo para a realização a sua rematrícula é você definir a quantidade de disciplinas a cursar. É muito importante que a quantidade de disciplinas esteja dentro da sua rotina, para isso é importante analisar:
- Valor de investimento que esteja dentro da sua viabilidade financeira mensal para os próximos seis meses. Considere também o valor de seu deslocamento (transporte);
- A sua disponibilidade de tempo para fazer as disciplinas que planejou, analisando o tempo de deslocamento e o horário de aulas;
- O tempo de estudo que você tem para se dedicar fora a sala de aula;
- Não esqueça das suas atividades extracurriculares e do seu convívio social.
2) O segundo é analisar quais disciplinas cursar.
Importante:
- O ideal é cumprir a periodização recomendada (para manter o período que você cursa). Ou seja, escolha disciplinas que estejam de acordo com o período que você irá cursar;
- Caso tenha sido reprovado em alguma disciplina, evite adiar ou deixar para cursá-la somente ao final do curso. Se teve alguma dificuldade, atualmente temos um programa de monitoria que está disponível para auxiliá-lo nesse momento de necessidade. Converse com o professor ou com o coordenador, para que eles possam lhe auxiliar a buscar fontes complementares de estudo;
- Analise o seu fluxograma e identifique as disciplinas que são pré-requisitos. É muito importante cumprir estas disciplinas, pois elas serão requisitos para você seguir outras disciplinas.
3) Caso tenha dúvidas, procure e converse com o seu coordenador, para que ele também possa lhe auxiliar na seleção de disciplinas.
4) Pense quais são os dias e horários que você tem disponibilidade.
5) Inscreva-se o quanto antes, pois algumas disciplinas/turmas podem lotar rapidamente.
6) Se não conseguir entrar em uma turma/disciplina, não se preocupe. Isso pode ocorrer em algum momento. Por isso, não deixe de ter algumas matérias substitutas em mente quando estiver se inscrevendo.
7) As disciplinas oferecidas na modalidade online são de extrema importância, a oferta delas está dentro do projeto pedagógico da UVA. Sendo assim, considere em seu planejamento o seu tempo de dedicação a esta disciplina. A aprendizagem online requer muita autodisciplina, já que você é responsável por realizar o curso em seu próprio tempo, respeitando os prazos de entrega e participação.
Fique atento às datas divulgadas no calendário para agendamento de provas das disciplinas online, para que você esteja disponível neste período e possa comparecer presencialmente para realização da prova.
Para maiores informações sobre como funcionará o novo modelo de disciplinas ofertadas para graduação presencial, clique aqui.
Faça
aqui sua
inscrição
Tem dúvidas ou precisa de ajuda?
documentos necessários
Vestibular Tradicional e Agendado
Diploma / Certificado de conclusão do Ensino Médio. Se concluído fora do Brasil, declaração de Equivalência fornecida pelo Conselho Estadual de Educação (original e cópia);
Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
ENEM
Faça sua matrícula on-line rapidamente. Apresente cópia do boletim do ENEM, que é enviado pelos Correios, ou imprima no site do ENEM.
Diploma / Certificado de conclusão do Ensino Médio. Se concluído fora do Brasil, declaração de Equivalência fornecida pelo Conselho Estadual de Educação (original e cópia);
Histórico Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
Pós-Graduação
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota do semestre letivo, apresente os seguintes documentos:
Diploma de curso superior registrado (original e cópia);
Histórico escolar da Instituição de Ensino Superior;
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas);
Título de eleitor (original e cópia);
Documento Militar (para homens)
Extensão
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota, apresente os seguintes documentos na Central de Admissão:
Comprovante de pagamento da primeira cota;
Declaração de escolaridade (original e cópia);
Certidão de nascimento ou casamento (original e cópia);
RG e CPF (original e cópia);
Comprovante de residência (original e cópia);
Duas fotos 3x4.