
Pós-graduação ou certificação em TI: Qual escolher?
Compartilhe


Entenda qual é a melhor escolha para sua carreira e como a UVA pode ajudar você a ser um profissional requisitado pelo mercado. Aposte em uma especialização 100% online com mensalidades a partir de R$ 171,00
No mercado de trabalho de Tecnologia da Informação (TI) estar sempre atualizado é uma exigência. Com transformações digitais constantes, muitos profissionais se deparam com uma dúvida importante para o crescimento na carreira: é melhor investir em uma pós-graduação em TI ou em certificações técnicas?
A resposta para essa pergunta vai depender de diversos fatores, como os objetivos profissionais de cada indivíduo, o momento da carreira e a área de atuação. Para ajudar nessa decisão, a Universidade Veiga de Almeida (UVA) separou algumas dicas essenciais que vão ajudar você a compreender as diferenças entre essas duas formas de especialização e o impacto que cada uma pode ter no mercado de trabalho. Vem com a gente!
Qual é a diferença entre uma pós-graduação e uma certificação?
A pós-graduação é o modelo de ensino ofertado para indivíduos que já concluíram a graduação, seja ela bacharelado, licenciatura ou tecnológica. A pós-graduação representa um nível a mais no grau de ensino e é dividida em lato e stricto sensu. O primeiro modelo de pós é mais curto, tendo duração média de 18 a 24 meses, e engloba os cursos de especialização e os MBAs (Master of Business Administration). Enquanto o segundo é mais extenso, variando de dois a quatro anos, e contempla os programas de mestrado e doutorado.
As especializações, na maioria das vezes, funcionam como complementação da graduação, permitindo o aprofundamento dos conhecimentos técnicos e teóricos da área escolhida, formando profissionais com título de especialistas. A carga horária mínima desse tipo de pós-graduação é de 360 horas-aula, sendo reguladas pelo Ministério da Educação (MEC), e sem a necessidade de realização de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para obtenção do diploma.
Já as certificações na área de TI são credenciais específicas que atestam o conhecimento técnico em determinada tecnologia, linguagem de programação, ferramenta ou metodologia. Ou seja: são curtas, práticas e voltadas para aplicação direta no trabalho.
Quais são as principais vantagens de apostar em uma pós-graduação em TI?
Os benefícios de possuir uma pós-graduação são imensos. Dentre eles, a oportunidade de formação completa e aprofundada, reconhecimento acadêmico, criação ou expansão de network com profissionais da área e desenvolvimento de soft skills valorizadas pelo mercado.
E os benefícios das certificações técnicas?
As vantagens também são diversas. As certificações são ideais para quem já atua na área e busca validação de habilidades específicas, recolocação rápida no mercado de trabalho, aumento salarial e adaptação às novas tecnologias.
A UVA oferece pós-graduação em TI?
Com certeza! A UVA oferece um portfólio robusto de pós-graduações em TI, com cursos atualizados conforme as demandas do mercado. Entre as opções, destacam-se:
• MBA em Gestão de TI com ênfase em Governança de Dados – Focado em governança, compliance e gestão de riscos cibernéticos;
• MBA em Ciência de Dados e Big Data – Ideal para profissionais que desejam trabalhar com análise de dados, inteligência artificial e machine learning;
• MBA em Gestão de TI com ênfase em Gestão – Prepara líderes para atuar em ambientes ágeis e tradicionais.
Venha para a UVA
A Universidade Veiga de Almeida forma profissionais do ensino superior há mais de meia década e oferta mais de 50 cursos de pós-graduação. As pós-graduações da Veiga são 100% online e estão conectadas com o mercado de trabalho, possibilitando networking com profissionais das mais diversas áreas.
Escolha a melhor pós-graduação para sua carreira em online.uva.br!