09/01/2025
Marketing de influência: Conheça uma das carreiras mais promissoras do marketing
...
Ver artigo completoCompartilhe
A união entre tecnologia e educação nos traz muitas oportunidades e vantagens em sala de aula. Uma das grandes inovações dessa parceria é a possibilidade de trabalhar com metodologias ativas, o que, aos estudantes, acrescenta motivação para a aprendizagem; aos professores, torna o trabalho de lecionar mais produtivo. É desse contexto que nasce a graduação virtualizada.
Apesar de esse modelo de ensino ter se difundido mais com a pandemia, ele já era usado antes por instituições mais modernas. A Universidade Veiga Almeida (UVA) é uma das que o adotava na sala de aula, sabia?
Por isso, conversamos com Beatriz Balena, reitora da UVA e doutora em Sociologia e Educação. Ela nos contou como a universidade tem investido na graduação virtualizada. Confira!
A graduação virtualizada faz parte das metodologias modernas de ensino, que indicam modelos mais ativos. A experiência maker e a sala de aula invertida são bons exemplos, nesse sentido, de colocar o estudante no centro do aprendizado, fazendo com que saia do papel de passividade, para se tornar protagonista nessa jornada.
Como o próprio nome sugere, é um ensino conduzido no formato online. No entanto, ele diverge do ensino a distância. “A grande diferença é a sincronicidade. No EAD, as aulas não acontecem todas no mesmo momento. O aluno entra e está sozinho. As aulas ficam gravadas e são disponibilizadas na hora que ele prefere. Já na graduação virtualizada, ele está com a turma e, quando o professor dá aula, todos os colegas estão dentro da sala também”.
Apesar das distinções, os profissionais de ensino tendem a concordar que um modelo não torna o outro pior — pelo contrário, eles se complementam. Beatriz também acredita nisso: “os dois são importantes e têm sua viabilidade. O EAD é muito bom para quem tem uma rotina atribulada, com trabalho e compromissos familiares, pois flexibiliza o horário e promove produtividade nos estudos. O ideal é ter um pouco de cada”.
A graduação virtualizada pode ser implementada em todos os tipos de graduação — bacharelado, licenciatura, tecnólogo — e conta com vários benefícios. Observe alguns!
Quando falamos em ensino a distância, algumas pessoas demonstram receio de a aprendizagem se tornar entediante, devido à falta de proximidade. Mas você pode esquecer essa ideia, viu?
A reitora afirma que “há bastante interação entre universitário e professor. O professor está ali, online. Os estudantes podem se comunicar, fazer perguntas e tirar dúvidas em tempo real”, afirma.
O fato de ser virtual exige do aluno algumas habilidades diferentes. A autonomia é uma delas, sendo, inclusive, considerada uma das principais competências profissionais. Assim, esse modelo leva o estudante a ter mais consciência de que precisa fazer sua parte.
“No mercado de trabalho, será assim também. Essa é a realidade, dessa forma, isso o ajuda a se preparar para os desafios que o aguardam no mundo profissional”, opina Beatriz.
A virtualização dentro da Universidade Veiga Almeida não é algo recente. A instituição já lidava com componentes virtualizados, pois sempre buscou usar metodologias ativas de aprendizagem, como a da sala de aula invertida, na qual o estudante tem contato com o conteúdo e, depois, o professor faz a curadoria, com aulas.
A pandemia, no entanto, forçou uma adaptação mais intensa, mas a UVA já tinha bastante know-how nesse sentido!
“Tivemos que virtualizar todas as disciplinas, já que, antes, só algumas eram nesse modelo. Optamos por implementar um diferencial, unindo a proposta pedagógica com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, de modo a agregar à experiência do estudante. O mundo passa por essa questão da sustentabilidade, então, cada um de nossos cursos desenvolve projetos criativos, sustentáveis e condizentes aos objetivos do milênio”.
A reitora também relata que a virtualização das aulas não tira a boa experiência dos alunos no aprendizado. Ela explica que os professores estão aptos para atuar com esse modelo. “Eles já estavam antes da pandemia. Afinal, a UVA já havia investido em uma preparação para uma experiência maker e sensitiva. Só foi preciso aumentar a virtualização”.
Ela conta que a universidade tem meios de estimular o corpo docente a deixar as aulas mais dinâmicas. “Ter apenas aulas expositivas pode cansar o estudante. Nossas aulas têm ritmo. Nossa proposta é deixar tudo tão interessante quanto um episódio de série, que faz a pessoa ver com gosto e com curiosidade pelos próximos capítulos”.
A UVA investe em tecnologia e busca somente plataformas eficientes. “Temos o aplicativo Kahoot!, por exemplo. O professor pode usar para fazer perguntas e os alunos responderem. É uma ótima maneira de ele identificar dúvidas e estar por dentro do nível de conhecimento da turma durante a aula virtualizada. Além disso, o aplicativo demanda mais interação do aluno, impedindo que ele apenas ligue a câmera e faça outra coisa”.
Além desse software, a universidade também adotou ferramentas de aprendizado com laboratórios virtuais, que permitem que o aluno realize experimentos reais em Física e Química, por exemplo. Isso possibilita que ele pratique o que estuda na teoria. Incrível, não é?
O retorno dos estudantes está sendo positivo, segundo a reitora. “Temos um bom diálogo com eles. As representações estudantis têm nos dado muitos feedbacks. Os alunos percebem o próprio aprendizado e veem o quanto ele propicia uma sensação de utilidade e de realização pessoal. Muitos nos escrevem e se manifestam nas redes sociais sobre isso”.
Mesmo com as aulas virtualizadas, a Universidade Veiga Almeida continua com os projetos de apoio à comunidade, e Beatriz revela que isso também tem deixado os alunos satisfeitos.
“Criamos um aplicativo para ajudar as pessoas a venderem produtos. Também, um e-book com receitas saudáveis. Há outros projetos, um sobre Arquitetura e Engenharia Sustentável, outro sobre saneamento para a comunidade da Maré. Inclusive, muitos dos projetos estão entrando em concurso para disputar prêmios”.
Enfim, o mundo está mudando e isso demanda adaptação de tudo ao redor. A graduação virtualizada se torna uma necessidade para que os estudantes tenham acesso a um aprendizado rico, moderno e coerente com as atuais exigências do mercado.
Gostou de ficar por dentro das informações? Que tal conhecer os cursos ofertados pela UVA? Caso precise de ajuda, entre em contato conosco!
09/01/2025
...
Ver artigo completo19/12/2024
...
Ver artigo completoFaça
aqui sua
inscrição
Tem dúvidas ou precisa de ajuda?
documentos necessários
Vestibular Tradicional e Agendado
Diploma / Certificado de conclusão do Ensino Médio. Se concluído fora do Brasil, declaração de Equivalência fornecida pelo Conselho Estadual de Educação (original e cópia);
Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
ENEM
Faça sua matrícula on-line rapidamente. Apresente cópia do boletim do ENEM, que é enviado pelos Correios, ou imprima no site do ENEM.
Diploma / Certificado de conclusão do Ensino Médio. Se concluído fora do Brasil, declaração de Equivalência fornecida pelo Conselho Estadual de Educação (original e cópia);
Histórico Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
Pós-Graduação
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota do semestre letivo, apresente os seguintes documentos:
Diploma de curso superior registrado (original e cópia);
Histórico escolar da Instituição de Ensino Superior;
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas);
Título de eleitor (original e cópia);
Documento Militar (para homens)
Extensão
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota, apresente os seguintes documentos na Central de Admissão:
Comprovante de pagamento da primeira cota;
Declaração de escolaridade (original e cópia);
Certidão de nascimento ou casamento (original e cópia);
RG e CPF (original e cópia);
Comprovante de residência (original e cópia);
Duas fotos 3x4.
X