23/01/2025
Mercado de trabalho para advogados: Como se preparar para concursos Públicos
...
Ver artigo completoCompartilhe
Que tal se as inovações tecnológicas fossem utilizadas para promover a saúde e o bem-estar? Pois é exatamente isso que muitas pessoas dentro da Medicina estão fazendo! Os desenvolvimentos tecnológicos e científicos podem ser usados para avançar a área da saúde como um todo, facilitando diagnósticos, tratamento, prevenção e até funções de gestão.
Por isso, engana-se quem pensa que uma carreira na Medicina hoje é tão tradicional quanto era há algumas décadas. Afinal, conciliar as inovações e as habilidades técnicas faz parte e pode ser muito proveitoso para a Medicina do futuro!
Quer entender mais sobre inovação e empreendedorismo na área médica e o que você tem a ver com isso?
Então é só continuar lendo este artigo!
A Medicina é a ciência e a prática de diagnosticar, tratar e prevenir lesões e doenças, promover a saúde e o bem-estar geral dos indivíduos e melhorar a qualidade e a expectativa de vida das pessoas.
Após a graduação, o profissional pode optar por iniciar a residência médica, que funciona como uma pós-graduação, com duração entre 2 e 5 anos. Em seguida, o médico pode continuar se especializando em sua área de atuação escolhida.
De acordo com o Conselho Federal de Medicina, existem 55 especializações reconhecidas na medicina.
Os médicos podem trabalhar em uma variedade de ambientes, como clínicas médicas, consultórios, centros de saúde, unidades de emergência, empresas farmacêuticas, universidades, ONGs e agências governamentais de saúde.
A rápida evolução tecnológica no setor de saúde apresenta desafios e oportunidades para quem está atento. A Inteligência Artificial (IA), aprendizado de máquina, telemedicina, robótica e outras evoluções, têm transformado o cotidiano dos profissionais da área da saúde e as habilidades necessárias a serem desenvolvidas. Além disso, questões éticas, de privacidade e de segurança dos dados dos pacientes, têm exigido uma adaptação da parte dos profissionais.
A realidade é que a Medicina se beneficia enormemente de desenvolvimentos tecnológicos e inovações. Afinal, estamos falando de uma área que afeta diariamente a saúde de milhões de cidadãos, e tem a capacidade de melhorar a qualidade de vida dos pacientes de muitas maneiras.
A tecnologia está democratizando o acesso à saúde, melhorando os resultados para os pacientes e abrindo novos campos de pesquisa e inovação. Para os profissionais de saúde, isso significa uma expansão das áreas de especialização e a possibilidade de contribuir significativamente para a transformação do setor de saúde. Confira algumas inovações que estão em alta na Medicina:
• Telemedicina;
• Órgãos impressos em 3D;
• Ultrassom de bolso;
• Envelope de antibióticos;
• Prontuários eletrônicos com Inteligência Artificial;
• Biossensores e rastreadores;
• Utilização do blockchain na saúde
Já deu para perceber que a inovação e tecnologia na área da saúde estão com tudo, não é mesmo? Em estudo publicado pela Liga Ventures, existem mais de 250 startups de saúde no Brasil. Elas se dividem em três tópicos: prevenção, diagnóstico e tratamento.
Conheça algumas Startups de saúde que estão transformando o setor e inspire-se:
O Dr Consulta é uma cadeia de clínicas médicas de baixo preço, onde o paciente não precisa esperar para agendar uma consulta nem pagar um alto preço por isso.
A plataforma Nutrebem é parceira de muitos refeitórios escolares, já que ajuda os pais e responsáveis a monitorar o que as crianças estão comendo e prevenir a obesidade infantil.
O iClinic é uma plataforma em formato SaaS que auxilia os profissionais a organizarem o prontuário eletrônico dos pacientes, armazená-los na nuvem e acessá-los sempre que necessário. Além de reduzir custos, ele aumenta a agilidade do atendimento.
A plataforma Memed é uma startup para gestão de receitas eletrônicas. Além de poderem ser geradas e compartilhadas com os pacientes de maneira eletrônica, elas também fazem a gestão de interações medicamentosas entre receitas, melhorando a adesão dos pacientes aos remédios.
Startup focada no desenvolvimento, produção e comercialização de sistemas e equipamentos médicos inovadores para serem utilizados em telemedicina.
Tem uma grande ideia para revolucionar o futuro da saúde? O primeiro passo é graduar-se em Medicina! O curso de Medicina da UVA tem nota máxima pelo MEC, experiências práticas desde o primeiro período, equipamentos tecnológicos e modernos para para simulação realística de atendimentos clínicos e projetos interdisciplinares.
Além disso, a metodologia de ensino utilizada pela UVA se baseia em técnicas mundialmente reconhecidas, como o TBL – Team Based Learning e o PBL – Problem Based Learning. A Universidade Veiga de Almeida oferece infraestrutura laboratorial de ponta, para que os alunos tenham a melhor experiência prática possível e se formem prontos para encarar todos os desafios que a Medicina exige.
Confira a grade curricular do curso e veja o que você vai aprender:
• Atenção Primária Atenção à Saúde (APS)
• Diversidade humana
• Introdução às ciências médicas
• Tecnologias e inovações em saúde
• Urgência e Emergência
• Meio ambiente e saúde
• Psicologia médica
• Morfofuncional
• Parasitologia
• Patologia
Clique aqui e faça sua matrícula!
23/01/2025
...
Ver artigo completo22/01/2025
...
Ver artigo completoFaça
aqui sua
inscrição
Tem dúvidas ou precisa de ajuda?
documentos necessários
Vestibular Tradicional e Agendado
Diploma / Certificado de conclusão do Ensino Médio. Se concluído fora do Brasil, declaração de Equivalência fornecida pelo Conselho Estadual de Educação (original e cópia);
Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
ENEM
Faça sua matrícula on-line rapidamente. Apresente cópia do boletim do ENEM, que é enviado pelos Correios, ou imprima no site do ENEM.
Diploma / Certificado de conclusão do Ensino Médio. Se concluído fora do Brasil, declaração de Equivalência fornecida pelo Conselho Estadual de Educação (original e cópia);
Histórico Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
Pós-Graduação
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota do semestre letivo, apresente os seguintes documentos:
Diploma de curso superior registrado (original e cópia);
Histórico escolar da Instituição de Ensino Superior;
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas);
Título de eleitor (original e cópia);
Documento Militar (para homens)
Extensão
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota, apresente os seguintes documentos na Central de Admissão:
Comprovante de pagamento da primeira cota;
Declaração de escolaridade (original e cópia);
Certidão de nascimento ou casamento (original e cópia);
RG e CPF (original e cópia);
Comprovante de residência (original e cópia);
Duas fotos 3x4.
X