FIES e Prouni em 2020: qual é o impacto da pandemia?

Os programas FIES e Prouni 2020 foram bastante afetados pela crise da Covid-19. Afinal, uma das bases das políticas públicas de prevenção do vírus foi a suspensão das atividades presenciais, que eram comuns tanto nas aulas como nos processos seletivos do ensino superior.
Por isso, os alunos que planejam ingressar na universidade com o auxílio de bolsas e créditos governamentais precisam adequar os planos a essa nova realidade. O ideal é entender as mudanças nos cronogramas e tomar decisões para minimizar os prejuízos, especialmente em relação à preparação para os exames.
Neste conteúdo, abordamos os impactos da pandemia nos processos do FIES e Prouni 2020, além dos reflexos em 2021. Continue a leitura para entender o cenário e adéque o seu planejamento aos novos cronogramas e formas de ingresso na Universidade!

O ADIAMENTO DO ENEM EM 2020

O principal impacto da pandemia no FIES e Prouni 2020 é resultante do adiamento do Enem, que é um requisito para concorrer às bolsas e créditos dos programas. Em nota oficial do dia 20 de maio de 2020, o INEP e o MEC anunciaram a mudança.
Agora, a aplicação das provas está prevista para o período de 30 a 60 dias depois das datas originais — que eram 11 e 18 de outubro para provas digitais e 1 e 8 para as provas físicas. Recentemente, o edital foi retificado com o objetivo de ajustar o cronograma aos novos prazos:
  • Provas físicas do Enem — 17 e 24 de janeiro de 2020;
  • Provas digitais do Enem — 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2020.
Outro efeito da pandemia são as aulas digitais. Agora, mesmo os alunos do ensino presencial receberão o conteúdo online e ao vivo, no caso da UVA e outras instituições de ensino. Portanto, independentemente de atrasos em razão do distanciamento social, os graduandos não serão prejudicados.
Além de ser um período excepcional, a legislação já autorizava o limite de até 40% de ensino a distância dentro dos cursos presenciais. Isso deve repercutir lá na frente, fazendo com que não seja necessário adiar a data da formatura.
Uma segunda vantagem, nesse cenário, é vivenciar a experiência do aprendizado digital. As competências relacionadas à Tecnologia da Informação são uma tendência para as profissões do futuro, que trabalharão lado a lado com softwares. Logo, é a oportunidade de melhorar o desempenho por meio da tecnologia.

FIES E PROUNI EM 2020: AS ALTERAÇÕES NO CRONOGRAMA

Em relação aos inscritos no FIES do primeiro semestre de 2020, o Fundo Nacional de Educação (FNDE) prorrogou até o dia 30 de junho o prazo para formalização das inscrições. O período já havia sido estendido uma vez por 60 dias e teria terminado em 25 de maio se não fosse a mudança. A medida é importante, pois a formalização ocorre com o comparecimento ao agente do contrato.

MUDANÇAS PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2020

Para quem realizou o Enem em 2019 e quer se inscrever nas vagas do segundo semestre de 2020, as datas já estão previstas. Segundo calendário divulgado pelo MEC, as inscrições nos programas governamentais estarão abertas nos seguintes períodos:
  • Sisu — de 07 a 10 de julho de 2020;
  • Prouni — de 14 a 17 de julho de 2020;
  • FIES — de 28 a 31 de julho de 2020.
Acompanhe os sites oficiais para ver o edital completo, que contém as demais etapas para efetivar bolsa ou crédito estudantil. De imediato, anote as datas já informadas, pois, até o momento, os processos seletivos serão abertos normalmente.

VESTIBULAR ONLINE

A possibilidade de realizar o vestibular online também merece atenção nesse momento. Com o processo seletivo 100% digital, é possível manter o planejamento, realizando as provas a distância.
Essa modalidade é válida tanto para o ensino presencial como para a EAD. Logo, se você já escolheu o curso de graduação e quer dar início aos estudos, é possível ingressar pelo processo seletivo da universidade, sem atrasos ou adiamentos.
Por isso, para o segundo semestre de 2020, o planejamento pode ser mantido, sendo necessário apenas acompanhar o noticiário sobre eventuais mudanças. Lembrando que as aulas da modalidade presencial estão garantidas com os recursos a distância, enquanto durar a pandemia.

O IMPACTO DO ADIAMENTO DO ENEM NO FIES E PROUNI DE 2021

Embora ainda não estejam confirmados, as datas de inscrição para os programas governamentais em 2021 podem sofrer atrasos, visto que a nota do Enem mais recente é utilizada pelo FIES e Prouni, bem como para substituir o vestibular.
O impacto, no entanto, dependerá bastante do período exato de adiamento, que pode ser de 30 a 60 dias. O principal cuidado é criar o hábito de se atualizar sobre os exames e processos seletivos, pois a pandemia criou um cenário em que, a qualquer momento, as medidas de isolamento podem ser ampliadas ou restringidas.

INÍCIO DAS AULAS EM 2021

Como ainda não existe nenhuma informação sobre prejuízo ao início das aulas no primeiro semestre de 2021, é importante considerar a diferença entre o calendário da universidade e o dos programas governamentais. A tendência é o vestibular estar aberto antes do período de inscrição para créditos e bolsas públicas.
A entrada depois de iniciar as aulas, vale ressaltar, não causa prejuízos para conquistar o diploma. Até porque, mesmo em situações normais, é comum alguns alunos do Prouni iniciarem depois dos demais, por causa de pendências ou por terem sido contemplados em vagas remanescentes.

POSSIBILIDADE DE NOVAS MUDANÇAS

O Ministério da Educação vem publicando normas para adequar os processos seletivos à realidade da pandemia. Assim, ao que tudo indica, apesar de não ser um período normal, você não será impedido de ingressar na faculdade por alguma burocracia.
Na verdade, o principal prejuízo é a preparação para as provas, pois os dias de aplicação foram adiados. Portanto, tome muito cuidado acerca das revisões e procure se manter ativo com simulados e exercícios, a fim de não perder o que foi estudado e melhorar ainda mais o desempenho nas avaliações.
Agora que você já conhece as alterações do Enem, FIES e Prouni 2020, faça os ajustes no seu plano de estudos para incorporar as mudanças. Além disso, acompanhe as páginas oficiais e não perca nenhuma notícia sobre os processos seletivos.
Este conteúdo foi útil para você? Então, assine a nossa newsletter e se atualize com as principais dicas e informações sobre o ensino superior!