Aulas online: como a UVA está adaptando a experiência de ensino no cenário atual

O mundo foi surpreendido por uma pandemia que fez medidas urgentes serem necessárias. Para frear a disseminação do novo coronavírus, o Sars-CoV-2, causador da covid-19, o isolamento social ainda é a alternativa mais eficaz. Dessa forma, a educação também precisou se adaptar, e as aulas passaram a ser transmitidas ao vivo e online, em uma plataforma virtual.
Para que nenhum estudante seja prejudicado e o aprendizado continue, mesmo em meio a crise mundial, foi importante se reorganizar. O momento exige cuidado e união. Assim, a UVA mantém o seu compromisso com a boa experiência dos alunos e oferece o melhor suporte para não comprometer o ensino.
Para entender melhor qual é o cenário da educação no Brasil nesse momento delicado e como a UVA está se organizando de modo a seguir com as suas atividades, continue a leitura.

COMO É O CENÁRIO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL NO NOSSO MOMENTO?

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o Ministério da Educação anunciou determinações que devem ser seguidas em todo o país. Assim, o MEC alterou algumas das regras para o ensino básico e superior no Brasil.
Para isso, estabeleceu a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, com as medidas emergenciais para lidar com a crise. No dia 1º de abril de 2020, foi acrescentada a MP nº 934, retirando temporariamente a obrigatoriedade do cumprimento de 200 dias letivos para as instituições de ensino, sem que isso afete a carga horária mínima exigida.
Outro documento importante é a Portaria nº 343/2020, do dia 17 de março, responsável por autorizar, provisoriamente, que as aulas dos cursos presenciais sejam substituídas por aulas online. A medida deve se estender enquanto durar a pandemia.
Nesse cenário, a tecnologia tem se mostrado essencial para o enfrentamento da crise de modo a disseminar a informação de qualidade e manter as relações entre as pessoas, ainda que virtualmente. A educação é uma ferramenta poderosa de transformação, fator também essencial para a humanidade. Dessa forma, mesmo com adaptações, é importante que ela não pare.

COMO A UVA ESTÁ ADAPTANDO A EXPERIÊNCIA DE ENSINO?

Por ordem do Governo Estadual do Rio de Janeiro e em conformidade com as determinações do Ministério da Educação, a UVA suspendeu as suas atividades presenciais.
Entretanto, acreditamos que o ensino precisa continuar. Nossos alunos e profissionais têm que manter a sua rotina também durante a pandemia, dentro das limitações impostas, além de continuarem a fazer o que amam e a promover a transformação. Para isso, buscamos a inovação na educação e a criatividade, como forma de solucionar essa dificuldade.
https://www.uva.br/blog/blog-da-uva/guia-completo-sobre-inovacao-na-educacao-que-voce-deve-conhecer
Dessa forma, a medida adotada rapidamente foi a virtualização das aulas. Capacitamos os professores e preparamos a melhor tecnologia, referência nas universidades internacionais, para que os alunos tenham uma boa experiência de aprendizado. É uma forma de dar continuidade ao semestre já iniciado, sem prejuízos ao aluno.
Como se trata de uma situação sem precedentes, a UVA vem buscando se adaptar com eficiência, empatia e responsabilidade. Sendo assim, acreditamos ser possível superar esse problema, com a segurança de todos como prioridade, mas sem deixar de lado o projeto de vida dos nossos alunos.

A VIRTUALIZAÇÃO DAS AULAS É EAD?

Não se preocupe, o seu curso de graduação presencial não se tornará EAD. A virtualização segue a mesma metodologia das aulas realizadas nas dependências da UVA, com adaptações para a preservação de todos e com os mesmos vínculos anteriores.
Assim, as aulas acontecerão em tempo real, nos horários já reservados para as disciplinas, ou seja, serão transmitidas ao vivo. Elas permanecerão disponíveis para acesso por até 15 dias, caso o aluno deseje revisar o conteúdo. Eventualmente, se o professor não puder comparecer no horário marcado, será disponibilizado o material para consulta.
A proposta é permitir também que exista a interação com o professor e com os colegas. Além disso, as avaliações serão alteradas, para se adaptarem a esse novo formato. A decisão da melhor forma de manter as atividades avaliativas será feita a partir do diálogo entre os professores e alunos.
Da mesma forma, as atividades práticas e os estágios estão sendo pensados pela instituição, para que continuem enriquecedores e não percam o seu andamento.
Para o seu planejamento, a UVA considera dois cenários possíveis, um de menor duração e outro com maior tempo. Assim, poderão ser adotadas as melhores medidas de acordo com o decorrer da situação.
Os cursos a distância não sofrerão nenhuma alteração. As formas de ensino adotadas para essa modalidade são diferentes.

COMO FUNCIONA A VIRTUALIZAÇÃO DAS AULAS?

Como você viu, a graduação presencial ao vivo e online funciona de forma diferente de um curso na modalidade EAD. Para a migração das aulas ao ambiente virtual, será utilizada a plataforma Canvas, que se mostra eficiente para atender às necessidades de professores e alunos.
A conexão com o sistema acontece por meio do Portal do Aluno, no qual será solicitado o login e a senha que já são usados para acessar os serviços da universidade. Nesse endereço estão disponíveis todas as disciplinas nas quais o aluno está inscrito, contato com os colegas e informes importantes. Também é possível encontrar a biblioteca virtual, contando com materiais importantes para o aprendizado.
Ficou claro como será o funcionamento acadêmico durante a pandemia? Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre o acesso ao sistema ou a respeito do uso da nova plataforma, pode contar com um tutorial completo disponibilizado pela UVA, que traz todos os passos importantes para os alunos.
Dessa forma, acreditamos ser possível manter a colaboração e a responsabilidade. Vemos nas aulas online uma alternativa para garantir a continuidade do trabalho que já iniciamos. Acreditamos no poder da informação e do conhecimento para lidar com os grandes problemas da humanidade. Portanto, mantemos a educação como elemento fundamental. Assim, seguiremos juntos, cada um em sua casa, sem perder a união e o compromisso com o aprendizado.
Recomendamos que todos sigam atentos ao e-mail, ao site da UVA e acompanhem o Portal do Aluno.