Por Pedro Paulo Carvalho | 12/12/2022

Veja como prevenir e combater a hipertensão

Doença dificulta o bombeamento de sangue, causando infarto e acidente vascular cerebral

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica tratável caracterizada por níveis elevados de pressão sanguínea nas artérias. Valores iguais ou maiores que 140/90 mmHg (14 por 9) são considerados hipertensão e a enfermidade é uma das principais causadoras de infartos, aneurismas arteriais, insuficiências renais e cardíacas e acidentes vasculares cerebrais (AVC). Segundo dados do Ministério da Saúde do Brasil, 388 pessoas morrem diariamente decorrente de hipertensão no país.  

  

Silenciosamente, a pressão alta se manifesta de forma assintomática ou com poucos sintomas. Por isso, muitas pessoas só se descobrem hipertensas quando dão entrada em salas de emergências com complicações causadas por ela. “Existem sinais de alerta habitualmente associados à hipertensão, como dores de cabeça na altura da nuca, sangramento nasal, zumbidos, alterações visuais e palpitações”, explica Paulo Machado, professor de Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida (UVA).  

  

De acordo com o Ministério da Saúde, em 90% dos casos a doença é hereditária, mas obesidade, inatividade, estresse, colesterol em níveis elevados, idade, cigarro e bebidas alcóolicas em excesso também são fatores que podem desencadear a pressão alta. “Uma alimentação saudável é fundamental para prevenir e controlar a hipertensão. Além de evitar o consumo de sal, gorduras, frituras, alimentos ultra processados e refrigerantes, todo indivíduo deve aferir sua pressão pelo menos duas vezes ao ano para saber como está”, destaca Machado.  

  

Após o diagnóstico, é fundamental que o indivíduo comece prontamente o tratamento de controle dos níveis pressóricos para reduzir o risco de doenças cardiovasculares e melhorar a sua qualidade de vida. “É imprescindível que o paciente faça uso de medicações anti-hipertensivas por toda vida, mesmo sem manifestar os sintomas, e mude seu estilo de vida”, ressalta o professor.

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

11/01/2023

Defesa Civil e UVA lançam cartilha com dicas de prevenção para desastres naturais

Ver notícia completa
Featured image

04/01/2023

UVA abre 10 vagas para Mestrado Profissional em Ciências do Meio Ambiente

Ver notícia completa
Featured image

29/12/2022

Professores recebem bolsas do programa Jovem Cientista

Ver notícia completa
Featured image

26/12/2022

Aluna vence premiação de jornalismo ambiental

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar