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Por Pedro Paulo Carvalho | 04/05/2023

UVA promove simpósio interdisciplinar

Evento focou atenção na importância da multidisciplinaridade no tratamento de pessoas com autismo

O curso de Fonoaudiologia em parceria com as graduações de Nutrição e Psicopedagogia da Universidade Veiga de Almeida (UVA) realizou o II Simpósio Interdisciplinar Sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA) na última terça-feira (2/5) no auditório do campus Tijuca. O evento reforçou a importância de abordar o distúrbio do neurodesenvolvimento de maneira multidisciplinar e contou com a participação de fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, neuropediatras, terapeutas ocupacionais, entre outros. “O principal objetivo do evento foi divulgar o autismo e mostrar para os alunos que, com uma equipe interdisciplinar, conseguimos ter avanços e melhorar a qualidade de vida das pessoas com TEA”, explica Fabrícia Duarte, coordenadora da graduação de Fonoaudiologia. 

  

O simpósio foi dividido em três mesas redondas: A primeira teve como tema Seletividade Alimentar e Autismo, abordando tratamento, intervenção fonoaudiológica e nutricional; a segunda foi sobre a Visão interdisciplinar sobre comportamentos de indivíduos com TEA e focou atenção no manejo de comportamento, processamento sensorial e autismo e nas contribuições da neuropediatria no TEA; e a terceira tratou da Inclusão de indivíduos com TEA, passando por pontos como a utilização da comunicação alternativa, práticas inclusivas no ensino superior e práticas pedagógicas na inclusão escolar de autistas.   

 
O evento também pontuou a importância do acolhimento de indivíduos e de famílias com pessoas dentro do espectro autista. Segundo a nutricionista e professora Gláucia Justo, a seletividade alimentar, comum a crianças com TEA, ultrapassa as questões biológicas e compromete o contexto social. “Acolher a família é fundamental. São crianças que às vezes não verbalizam o que gostam ou não. Então é muito importante que o profissional perceba que ele está lidando com um indivíduo com TEA, estude e entenda estratégias para aproximar essas crianças”, complementa.  

  

Para Letícia Barcellos, que cursa o 5°período de Fonoaudiologia, o evento destacou a necessidade de metodologias inclusivas. “Esse movimento de mostrar a todos a importância do acolhimento, de saber lidar com todas as pessoas envolvidas e dar informações que englobam diversas áreas do conhecimento é extremamente necessário”, ressalta.   

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