Por admin | 02/08/2019

UVA na 2ª Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa

Ao todo, dez trabalhos elaborados por alunos e professores foram aprovados para o congresso

Dez trabalhos das licenciaturas em Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras e Pedagogia da Universidade Veiga de Almeida (UVA) foram aprovados para serem apresentados na 2ª Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa (CBAC). O evento que busca discutir e desenvolver novas metodologias de ensino acontecerá entre 18 e 21 de setembro, em São Bernardo do Campo (SP).

 

A segunda edição da CBAC abordará o tema Prazer em ensinar, prazer em aprender e promoverá um encontro de educadores, pesquisadores, empreendedores e artistas com o objetivo de tornar a educação mais divertida para crianças e jovens do Brasil. Para Giovanni Codeça, coordenador do curso de História da UVA, a participação no evento é de suma importância: “É essencial para desenvolver o pensamento crítico”.

 

Os trabalhos que serão apresentados estão sendo elaborados por meio de uma parceria entre coordenadores dos cursos participantes, alunos da UVA e professores da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. Para Daniella Tavares, estudante do 5º período de Letras, participar da conferência é uma experiência enriquecedora e desafiadora: “É uma oportunidade ímpar, pois além de expor nosso trabalho em outro estado, acredito que será um espaço de intensa aprendizagem e troca de informações”.

 

A pró-reitora de Graduação da UVA, Caterine Fagundes, ressalta os diferenciais das licenciaturas da Veiga e a preocupação da instituição em escolher e desenvolver os melhores profissionais: “Trabalhamos fortemente em projetos inovadores, fundamentalmente da capacitação do corpo docente e do fomento à pesquisa científica”.

 

Confira abaixo a lista dos trabalhos que serão apresentados:

 

Geografia

 

– Contos Geográficos Infanto-juvenil: entre mapas e narrativas

Aluno: João Victor Ferreira Faria

Professores: Rodrigo Lobato e Felipe Rangel Tavares

 

– A minha história é um mapa

Professor Rodrigo Lobato

 

 

História

 

– Formação docente em História – novos olhares

Professor Giovanni Codeça

 

– A mediação da informação em âmbito escolar – estímulo ao letramento literário

Alunos: Renato Ramos e Alexandre Galhardo

Professores: Giovanni Codeça e Ana Luzia

 

– GRIÔ – metodologia criativa, narrativa ancestral e conhecimento-mundo

Alunos: Daniella Potrique, Juliana Silva, Carina Carmo e Vinícius Natal

Professores: Ana Luzia, Felipe Soutto e Giovanni Codeça;

 

 

Letras

 

– Transversalizando o Ensino de Leitura na sala de aula de Língua Inglesa

Professoras: Flávia Cunha e Cláudia Geisel;

 

 

Pedagogia

 

– Aprender brincando: a importância do lúdico para alfabetização e letramento 

Alunos: Stephanni McComb e Maximo Bernardo

Professora Viviani Anaya

 

 

Biologia

– O uso de poemas como ferramentas no ensino de zoologia

Alunos: Victor Hugo Coutinho, Djhenifer Santos e Lucas Leite

Professora Cristiane Fiori

 

– Utilização de paródias como estratégia pedagógica no ensino de zoologia

Alunos: Guilherme Teixeira, Mayane Oliveira, Beatriz Elvas Santos, Marcia Lopes, Leticia Amarante e Guilherme Moraes;

Professora Cristiane Fiori.

 

– Projetos integradores de conteúdos curriculares em um curso de graduação em Ciências Biológicas

Professora Cristiane Fiori.

 

 

Por Thayná Titoneli, estagiária da Comunicação Institucional

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

17/11/2022

Estudantes da UVA ajudam no reassentamento de famílias em situação de risco

Ver notícia completa
Featured image

14/11/2022

Alunos receberão bolsas para PIBID e Residência Pedagógica

Ver notícia completa
Featured image

10/11/2022

Escritório Modelo reforma restaurantes populares

Ver notícia completa
Featured image

07/11/2022

Minidocumentário mostra a realidade de catadores

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar