Por Thais Monteiro Magalhaes | 25/05/2022

UVA lança Observatório de Resíduos Sólidos

Iniciativa é a primeira do estado do Rio de Janeiro

A Universidade Veiga de Almeida (UVA) lançou o primeiro Observatório de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Estado do Rio de Janeiro. O evento inaugural do projeto foi realizado no auditório do campus Tijuca, na última quinta-feira (19), e contou com a presença do secretário Nacional de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França. A iniciativa tem como objetivo acabar com a desinformação em torno do tema, levando maior transparência a gestão de resíduos no estado, através de estudos sobre a estabilidade de aterros sanitários, vida útil, entre outras questões.

 

O coordenador do Núcleo de Sustentabilidade da Pós-Graduação da UVA, Carlos Eduardo Canejo, apresentou durante o evento algumas atividades que serão desenvolvidas pelo Observatório: “No primeiro momento, será realizado uma análise de diagnóstico, vamos produzir mapas da destinação final de resíduos, para saber o que efetivamente vai para os aterros sanitários, para os aterros controlados, para a reciclagem, vamos mapear tudo no estado do Rio de Janeiro”. Após essa análise, Canejo ainda explicou que será feito um mapeamento das unidades de tratamento de chorume e as tecnologias disponíveis no estado para fazer um balanço do que é gerado, o que é tratado, visto que hoje essa informação não tem transparência.

 

Para o secretário nacional de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França, a necessidade de obter esses dados é um passo essencial para elaboração de projetos e para atrair os investimentos necessários para melhorar a gestão de resíduos sólidos no país. “Isso ajudará a orientar os investimentos que precisam ser realizados no setor e trazer a público dados sobre o fluxo de resíduos, adequações dos municípios, consórcios públicos, projetos que podem ser encontrados para melhorarmos a reciclagem, além de projetos de recuperação energética”, ressaltou.

 

O Observatório de Gestão Integrada de Resíduos do Estado do Rio de Janeiro foi criado pelo grupo de pesquisa em Tratamento, Destinação e Disposição Final de Resíduos da UVA, credenciado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O grupo reúne diversos projetos de pesquisa de alunos e ex-alunos das Engenharias Ambiental e Civil da universidade, do Núcleo de Sustentabilidade da Pós-Graduação e do Mestrado em Ciências do Meio Ambiente da universidade.

 

As publicações e outros projetos podem ser encontrados no site do Observatório: https://www.observatoriodosresiduosrj.com/.

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

17/11/2022

Estudantes da UVA ajudam no reassentamento de famílias em situação de risco

Ver notícia completa
Featured image

14/11/2022

Alunos receberão bolsas para PIBID e Residência Pedagógica

Ver notícia completa
Featured image

10/11/2022

Escritório Modelo reforma restaurantes populares

Ver notícia completa
Featured image

07/11/2022

Minidocumentário mostra a realidade de catadores

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar