Por Thais Monteiro Magalhaes | 06/03/2023

UVA e Cervim firmam parceria

Estudantes de Fono avaliarão 60 crianças e jovens

Alunos e professores do curso de Fonoaudiologia da Universidade Veiga de Almeida (UVA) estão realizando uma pesquisa juntamente com o Cervim (Centro de Equoterapia e Reabilitação da Vila Militar) com o objetivo de avaliar a eficácia de um modelo de tratamento clínico integrado para melhora do quadro de seletividade alimentar dos indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

A pesquisa avaliará 60 crianças e adolescentes que tenham o diagnóstico de TEA e que sejam verbais, pois é necessário preencher uma autoavaliação de como se sentem com relação à questão alimentar e na questão da escolha dos alimentos.

 

O trabalho dos estudantes de Fono será realizado em duas etapas. A primeira, que já está em andamento, visa avaliar os indivíduos com o protocolo MBGR, que avalia os órgãos fonoarticulatórios, como lábios, boca e bochecha (se estão se movimentando bem ou flácidos). Para isso, é necessário que levem um alimento para comer na hora e assim seja avaliada a mastigação e a deglutição. Após essa etapa, será feita uma reavaliação para descobrir como os jovens se comportaram com o novo modelo.

 

Os alunos da UVA vão até o Cervim acompanhados por um professor responsável e realizam a avaliação da motricidade oral de todos os indivíduos. “Essa parceria é muito importante para o nosso curso e uma grande oportunidade de experiência prática para os nossos estudantes”, ressalta Fabricia Duarte, coordenadora do curso de Fonoaudiologia.

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

08/02/2024

Saiba como colchão e travesseiro influenciam o sono

Ver notícia completa
Featured image

05/02/2024

Veja dicas de como cair na folia com segurança

Ver notícia completa
Featured image

01/02/2024

Como a inteligência artificial está influenciando o mercado de trabalho

Ver notícia completa
Featured image

29/01/2024

Entenda como o design de interiores pode melhorar o bem-estar no home-office

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
(21) 2574 8888
hubspot controller