Por admin | 01/03/2021

UVA é a patrocinadora do Festival BigBeat

Adaptado ao novo cenário, o evento acontecerá entre os dias 10 e 31 de março, em modelo híbrido

Evento apoia o Ação Solidária e disponibiliza QR Code para doações voluntárias

Gilberto Gil e Flor Gil, Paula Fernandes, Astrid Fontenelle, Lucas Burgatti e Ana Gabriela estão entre as atrações confirmadas na Plataforma Digital

 

O BigBeat é um evento que une experiências sensoriais, artísticas e musicais, voltado para todas as idades. É com esse propósito que o festival chega à segunda edição, de 10 a 31 de março, totalmente adaptado ao atual cenário. O festival multicultural acontecerá é totalmente gratuito e acontecerá no modelo híbrido. No dia 10 de março terá início a experiência digital por meio de uma plataforma online. Entre os dias 11 e 14 de março, entre 12h e 20h, os moradores do Rio de Janeiro poderão interagir com a instalação física do evento, no BarraShopping.

 

Entre as atrações confirmadas na plataforma digital estão: Gilberto Gil e sua neta Flor Gil, Paula Fernandes, Alex EscobarAstrid Fontenelle, Emanuelle Araújo, Dudu Nobre, Lucas Burgatti, Ana Gabriela, Viviane Mosé, Taby, Djuena Tikuna, Tibí, Virada Sustentável, João Napoli, SOS Mata Atlântica, O Teatro Mágico com Fernando Anitelli, Izabela Dolabela, Jessica Messali, Rafa Ferreira, Thicía e Afrogame.

 

A 2ª edição do Festival BigBeat vai celebrar a criatividade e a inovação como elementos fundamentais para o futuro da sociedade, propondo novas reflexões para o público a partir de um cenário futuro. Na plataforma digital, os visitantes terão acesso ao BEATGAMEONLINE, um quiz sobre temas que conectam imaginação e originalidade, convergência e adaptação. Ao acessar a plataforma, o participante cria um avatar e começa a navegar acessando as doze perguntas sobre arte, cultura e educação, cada uma com duas opções de respostas. Para cada devolutiva haverá um conteúdo motivacional produzido por artistas, personalidades e professores que são parceiros do evento. Ao final da jornada, o visitante registra o seu Beat de desejos para 2021, com palavras-chave que representam inspirações para o ano.

 

A instalação física será no BarraShopping onde acontece a BEATEXPERIÊNCIA, uma experiência imersiva e sensorial de luz com vídeo e som generativos (gerados em tempo real por software)desenvolvida especialmente para o Festival pelo renomado artista visual Muti Randolph.

 

Artista, designer e arquiteto, Randolph é um dos pioneiros da arte computacional no Brasil, misturando elementos das três profissões em projetos 3D em tempo real, num mix de música, luzes e design. Por seus projetos inovadores, o artista está no hall de criadores do The Creators Project, que reúne as mentes mais criativas de todo o mundo.

 

Finalizando a jornada, os visitantes terão acesso também a totens com um game interativo onde poderão, de forma resumida, medir o seu “Beat” para 2021 e se surpreender com as mensagens de personalidades.

 

EXPERIÊNCIA SEGURA EM TEMPOS DE PANDEMIA

 

A primeira edição do Festival BigBeat aconteceu em outubro de 2019, no Vivo Rio, e reuniu 3 mil pessoas, que tiveram a oportunidade de acompanhar uma programação com mais de 12 horas de duração, incluindo 13 shows, oficinas maker, realidade virtual e atividades interativas. Em 2021, porém, o cenário será diferente. Segundo Guacira Abreu, uma das organizadoras do evento, o maior desafio foi pensar um evento que proporcionasse experiências interativas, sensoriais e emocionais ao público, com segurança e seguindo todas as recomendações sugeridas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

“Ainda no início da pandemia, começamos a preparar uma edição adaptada ao novo cenário. Assim, surgiu a ideia de unir experiências físicas e digitais, que conversassem entre si e possibilitassem um olhar para o novo ano, buscando sempre a oferta de conteúdo de qualidade. Queremos entregar o melhor entretenimento para o público tanto pela plataforma digital quanto no evento presencial. A busca por parceiros foi outro ponto importante para viabilizar um festival 100% gratuito”, explica Guacira.

 

Guacira Abreu conta ainda que o Festival BigBeat foi estruturado para gerar engajamento e participação do público nas duas versões. “Esperamos que nosso público consuma esse conteúdo tão bacana que produzimos, com muito carinho em pouquíssimo tempo, já que muitas atividades, incluindo a realização de eventos, ficaram paralisadas por meses em função da pandemia, mas que oferecemos com muita qualidade, várias novidades e inúmeros diferenciais”, destaca.

 

AÇÃO SOLIDÁRIA

 

Em 2021, o evento apoiará à ONG Ação da Cidadania, maior rede de solidariedade do Brasil, disponibilizando um QR Code para doações voluntárias em dinheiro por meio da plataforma online e dos totens instalados no BarraShopping.

 

“Em um ano tão conturbado como foi 2020, pensar no outro em um momento de descontração durante um evento como este é uma forma de incentivar outras pessoas a exercerem sua cidadania, ajudando substancialmente – no objetivo de pensar que estamos levando assim um pouco mais de alegria e solidariedade a milhares de famílias que precisam e que passam fome”, declarou Daniel Souza, presidente da Ação da Cidadania e filho do Betinho.

 

O Festival BigBeat é um projeto da INcontext Produções Artísticas e tem patrocínio da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Regus e Grupo AB, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Lei do ISS. O evento conta também com patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. A mídia oficial é da Rádio Mix Rio FM.

 

SERVIÇO

 

Festival BigBeat 2021

 

Experiência Online

Data: 10 a 31 de março

Endereço eletrônico: www.festivalbigbeat.com.br

Evento gratuito.

 

Experiência Física

Data: 11 a 14 de março

Horário de Funcionamento: 12h às 20h

Local: Praça de eventos do BarraShopping (Avenida das Américas, 4666, próximo à Portaria I)

Classificação: Livre

Evento gratuito.

 

 

Por Universidade Veiga de Almeida

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

13/06/2022

Abrigos individuais portáteis: alternativa para pessoas desabrigadas

Ver notícia completa
Featured image

10/06/2022

Universitários promovem ações de educação alimentar

Ver notícia completa
Featured image

07/06/2022

CSVA oferece atendimentos e exames de fonoaudiologia a preços populares

Ver notícia completa
Featured image

03/06/2022

TCC de egressa alcança portais internacionais

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar