Por Pedro Paulo Carvalho | 09/03/2022

Alunos remodelam apartamentos sociais

Estudantes de Design de Interiores participaram de programa da Secretaria de Habitação de Niterói

Alunos e professores do curso de Design de Interiores da Universidade Veiga de Almeida (UVA) participaram de projeto de personalização e readequação de apartamentos sociais. O “Da porta para dentro” foi uma iniciativa promovida pela Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária de Niterói e teve apoio da Associação Brasileira de Design (ABD). Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e devolver aos moradores o sentimento de pertencimento, famílias foram retiradas de moradias de risco. 

  

 

Ao todo, seis alunos da UVA participaram do programa e foram divididos em três duplas. Orientados pelas professoras Letícia Cordeiro e Letícia Viana, das disciplinas de Projeto de Interiores, Desenho Digital e Iluminação e Conforto Ambiental, os universitários realizaram atendimento personalizado a cada família e criaram projetos que atendiam as suas necessidades. “Foi um trabalho cuidadoso porque os estudantes tiveram que considerar a quantidade de pessoas por unidade, a mobília pré-existente e desenhar uma proposta que os próprios moradores pudessem executar”, explica Letícia Cordeiro.  

  

 

Além de entregar um espaço funcional, os alunos se preocuparam com o racionamento e reaproveitamento dos materiais usados. Para a execução dos projetos, empresas parceiras doaram tintas, prateleiras e móveis reutilizados. Para Letícia Viana, a importância dessas ações se dá pela democratização do acesso a esse serviço e evidencia o papel social do Design de Interiores. “É mais sobre bem-estar do que estética. Atingir o público que não tem condições financeiras ajuda a tornar a moradia dessas pessoas mais digna e melhora a relação delas com a casa”, destaca.   

  

 

Para a designer de interiores Julliana Rocha, egressa da Veiga, a participação no projeto foi fundamental para reforçar a possibilidade de ajudar outras pessoas por meio de sua profissão. “A maior lição foi proporcionar conforto físico e emocional para pessoas que sofreram ao serem realocadas. O mais legal foi ver as famílias transformando casas em lares e criando novas memorias afetivas”, ressalta. 

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

09/05/2022

Alunos criam brechó de moda circular no campus Tijuca

Ver notícia completa
Featured image

06/05/2022

UVA oferece serviço gratuito de declaração do Imposto de Renda em Cabo Frio

Ver notícia completa
Featured image

03/05/2022

Curso de Fono promove evento em comemoração ao Dia Mundial da Voz

Ver notícia completa
Featured image

28/04/2022

Projeto de Extensão oferece tratamento para sono

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias