Por admin | 13/10/2021

Universidade Veiga de Almeida oferece acupuntura e terapias orientais a preços populares

Atendimentos, realizados no Centro de Saúde Veiga de Almeida, são recomendados para o tratamento de dores e transtornos emocionais

A Universidade Veiga de Almeida (UVA) está oferecendo atendimentos de acupuntura e outras especialidades da medicina tradicional chinesa, como reflexologia podal, auriculoterapia, ventosaterapia e moxabustão, no Centro de Saúde Veiga de Almeida, na Praça da Bandeira, na Tijuca, a preços acessíveis para a população. Os serviços são realizados às segundas e quintas-feiras, das 13h às 17h, por uma equipe de seis acadêmicos do curso de Fisioterapia, supervisionados pela professora Vanessa Rocha.

“No Brasil, assim como no Ocidente de forma geral, o olhar da medicina é mais voltado para a doença do que para o equilíbrio biopsicossocial do indivíduo. A acupuntura e as demais terapias orientais, portanto, ajudam não só na promoção, manutenção e recuperação da saúde, mas também na prevenção de enfermidades”, explica Vanessa. A acupuntura é uma forma de tratamento que envolve a inserção de agulhas em locais anatômicos definidos como acupontos para estimular a liberação de substâncias com efeitos analgésicos e anti-inflamatórios, por exemplo. Inúmeros estudos científicos já comprovaram a sua eficácia, principalmente para tratar casos de dor.

A reflexologia podal, por sua vez, é uma técnica de massagem que utiliza a pressão em determinados pontos dos pés. A auriculoterapia consiste na estimulação de pontos nas orelhas, semelhante à acupuntura, e a ventosaterapia, como o próprio nome sugere, é um tratamento no qual são usadas ventosas para melhorar a circulação sanguínea em um local do corpo. Já a moxabustão é uma técnica que estimula pontos acupunturais por meio do calor.

Os tratamentos são indicados para qualquer tipo de dor, ressalta a especialista da UVA, mas também são benéficos para casos de transtornos emocionais, como ansiedade, estresse e até depressão, que se agravaram no país durante a pandemia da Covid-19. Desde 2017, o Brasil tem o maior índice de pessoas com transtornos de ansiedade em todo o mundo.  “Especialmente neste período, atendemos diversos pacientes com queixas de insônia, que melhoraram significativamente a qualidade de vida graças a essas terapias. O propósito da medicina oriental é tratar o indivíduo por meio de uma abordagem holística”, completa. Os atendimentos presenciais oferecidos pela UVA seguem todos os protocolos sanitários e duram cerca de uma hora.

 

SERVIÇO

Acupuntura e Terapias Orientais

Atendimento: Segundas e quintas-feiras, das 13h às 17h

Endereço: Centro de Saúde Veiga de Almeida (CSVA) – Praça da Bandeira, 149 – Tijuca

Mais informações e agendamento: (21) 99583-5274 (WhatsApp) / (21) 3725-6200

Por Universidade Veiga de Almeida

 

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

20/12/2021

Principais tendências de looks para as festas de fim de ano

Ver notícia completa
Featured image

15/12/2021

Ceia alternativa para Natal mais econômico e consciente

Ver notícia completa
Featured image

06/12/2021

Aluna expõe trabalho na Galeria Caruá

Ver notícia completa
Featured image

29/11/2021

Egressa da Veiga conquista prêmio do CREA-RJ

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias