Por admin | 19/06/2023

Universidade Veiga de Almeida abre primeiro curso privado de Medicina da Zona Sul do Rio

Curso vai funcionar na unidade de Botafogo, com laboratórios com tecnologia 3D e simulação realística

A Universidade Veiga de Almeida (UVA) lança, agora em junho, o primeiro curso privado de Medicina da Zona Sul do Rio de Janeiro. A UVA investiu em laboratórios modernos, plataformas 3D e equipamentos com simulação realística para oferecer a graduação no campus de Botafogo, a mais nova unidade da Veiga, inaugurada no segundo semestre de 2021, onde ficava o antigo Colégio Santo Amaro, bem próxima da estação Botafogo do metrô.

 

A UVA obteve, na segunda-feira (12/06), a autorização do Ministério da Educação (MEC) para abrir o curso, com nota máxima na avaliação de autorização do órgão. Serão disponibilizadas 120 vagas por ano. As inscrições podem ser feitas até o fim de junho, via nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), e o início das aulas está previsto para julho.

 

“Nossa proposta é formar, de forma humanizada, médicos para atenderem às principais necessidades de saúde da população: atenção primária à saúde e urgência e emergência, que são as principais demandas da população”, explica Beatriz Balena, reitora da UVA.

 

Entre os diferenciais do curso estão a oferta de experiências práticas desde o primeiro período da graduação, laboratórios modernos com equipamentos tecnológicos, como a plataforma 3D SOI para o estudo da anatomia, e simulação realística. Além disso, a UVA adotará metodologias de aprendizagem baseadas em problemas (Problem Based Learning – PBL) e trabalho em equipe (Team Based Learning – TBL).

 

Outra novidade é a inserção dos alunos em Unidades Básicas de Saúde, a fim de aprofundar o conhecimento sobre comunidades locais. “Desde o primeiro semestre, os estudantes atenderão em clínicas da família fixas e serão responsáveis por 6 a 8 famílias. No melhor cenário, poderão acompanhar a saúde de um mesmo núcleo familiar durante todo o período de formação”, completa Beatriz.

 

Para definir a proposta acadêmica do curso, a UVA se baseou nas melhores práticas nacionais e internacionais de ensino, tendo visitado instituições em Cingapura, Índia, Austrália, Espanha, Estados Unidos e Holanda, país pioneiro na aplicação do PBL. A principal influência é a do modelo norte-americano, semelhante ao adotado no Hospital Israelita Albert Einstein.

 

A graduação em Medicina da Veiga terá carga horária total de 8.032 horas, das quais mais de 4.500 serão práticas e 880 de extensão. O corpo docente será composto, inicialmente, por 31 professores, com ampla experiência profissional e formação de excelência, nas mais renomadas instituições públicas de Medicina do país.

 

A UVA estabeleceu convênios com o município e o governo do Estado do Rio de Janeiro para a fase de internato do curso. Os estudantes atuarão em hospitais estaduais, como o Heloneida Studart e o Getúlio Vargas, clínicas da família, UPAs da capital e unidades privadas. Como contrapartida aos entes públicos, a Veiga cederá suas instalações e equipamentos para que município e estado requalifiquem suas equipes no campus de Botafogo. Além disso, a instituição de ensino também poderá ofertar cursos de atualização específicos para atender a médicos, enfermeiros e outros profissionais da rede pública de saúde.

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

08/02/2024

Saiba como colchão e travesseiro influenciam o sono

Ver notícia completa
Featured image

05/02/2024

Veja dicas de como cair na folia com segurança

Ver notícia completa
Featured image

01/02/2024

Como a inteligência artificial está influenciando o mercado de trabalho

Ver notícia completa
Featured image

29/01/2024

Entenda como o design de interiores pode melhorar o bem-estar no home-office

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
(21) 2574 8888
hubspot controller