Por Pedro Paulo Carvalho | 08/07/2022

Sinais do câncer de boca

Doença é o quarto tipo de tumor mais comum entre homens na região Sudeste

O câncer de boca é uma doença caracterizada pelo aparecimento de tumores malignos que afetam lábios, gengivas, bochechas, céu da boca e língua. O desenvolvimento desse tipo de câncer é mais comum entre homens acima de 40 anos e, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), serão descobertos cerca de 15 mil novos casos em 2022. Atualmente, esse é o 4° tumor mais comum entre homens na região Sudeste.

 

Os fatores de risco para o desenvolvimento desse tipo de câncer são o consumo de cigarro ou produtos com tabaco na composição, bebidas alcoólicas, exposição exagerada ao sol, higiene bucal inadequada, excesso de gordura corporal, contato com amianto, entre outros. “O álcool e o cigarro podem causar mutação genética e favorecer o aparecimento de tumores. A má higiene oral também aumenta as chances da doença, mas precisa estar associada a outros fatores de risco, porque o câncer é uma doença multifatorial”, explica a coordenadora do curso de Odontologia da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Carla Renata Petillo de Pinho.

 

Úlceras na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 20 dias, manchas brancas ou vermelhas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas são os principais sinais a serem observados. O dentista é o profissional de saúde responsável por identificar esses sintomas, seja por meio de exame clínico ou biópsia. “O câncer de boca pode ser confundido com outras enfermidades que se apresentam de forma parecida, por isso a importância das visitas regulares ao dentista”, afirma a professora de Estomatologia da UVA, Claudia Valle.

 

Após o diagnóstico, o paciente deve ser encaminhado imediatamente para tratamento especializado. O médico irá instituir a melhor intervenção para cada caso, podendo ser quimioterapia, radioterapia, cirurgia ou associação entre elas. O ideal é que o câncer seja detectado na fase inicial porque apresenta mais chances de cura. Os casos mais leves podem ser revertidos com cirurgias locais e os mais graves implicam em tratamentos mais agressivos.

 

No Centro de Saúde Veiga de Almeida (CSVA), localizado na Praça da Bandeira, são oferecidos serviços de prevenção do câncer bucal, biópsia, diagnóstico e encaminhamento médico a preços populares durante o ano inteiro. Os interessados podem realizar agendamento por telefone (21) 3725-6200, WhatsApp (21) 99583-5274 ou presencialmente. O CSVA funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Voltar para artigos

Notícias

Featured image

19/07/2022

Práticas sustentáveis na gastronomia

Ver notícia completa
Featured image

15/07/2022

UVA e Escola Superior de Advocacia firmam parceria

Ver notícia completa
Featured image

12/07/2022

O que são lesões por esforço repetitivo?

Ver notícia completa
Featured image

08/07/2022

Sinais do câncer de boca

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar