Por Thais Monteiro Magalhaes | 06/09/2023

Saúde Mental, Movimento e Envelhecimento

Projeto auxilia na promoção da qualidade de vida de idosos

O curso de Fisioterapia da Universidade Veiga de Almeida (UVA) oferece serviço que visa estimular o envelhecimento ativo, promovendo a saúde física e emocional de idosos através da prática de exercícios. O projeto Saúde Mental, Movimento e Envelhecimento, coordenado pelos professores Igor Brauns e Vanessa Rego, tem como missão melhorar a qualidade de vida dos idosos para promover saúde e integração social. Os atendimentos são realizados no Centro de Saúde Veiga de Almeida (CSVA), localizado na Praça da Bandeira.

 

Os pacientes chegam até o projeto através de indicação médica ou agendamento na maioria das vezes para tratar alguma dor, mas o desafio principal dos professores e alunos é encontrar a causa. Para isso, é realizado uma avaliação geriátrica ampla com avaliação da capacidade funcional e da saúde mental, funcionamento social e as condições clínicas do paciente. Após esse processo, é possível identificar qual é a área de melhor atendimento. Além da fisioterapia, também é oferecido práticas integrativas complementares, como acupuntura, eletroacupuntura, cromoterapia, aromaterapia, auriculoterapia, reflexoterapia e meditação. “Nosso objetivo é melhorar a capacidade física e emocional dos pacientes idosos. Mais do que tratar uma doença, nosso objetivo é promover a saúde completa”, destaca Vanessa.

 

As práticas integrativas complementares têm como objetivo focar na promoção da saúde por meio de cuidado do estilo de vida e não na doença. “O movimento é o nosso foco de atuação para melhorar a função motora para que possam executar tarefas do dia a dia como pentear o cabelo, trocar de roupa, lavar louça, ir ao mercado”, explica Brauns.

 

Os atendimentos são realizados por estudantes dos últimos períodos de Fisioterapia sob a supervisão de professores. A avaliação é gratuita, mas quando o paciente apresenta necessidade da utilização de um dos setores de especialidade, o serviço é pago.

 

Para mais informações e agendamento, entre em contato como Centro de Saúde Veiga de Almeida (CSVA) nos números (21) 3725-6200 e (21) 99583-5274 (WhatsApp) ou presencialmente na própria unidade, localizada na Praça da Bandeira, 149 – Tijuca.

 

SERVIÇO

Projeto Saúde Mental, Movimento e Envelhecimento

Local: Centro de Saúde Veiga de Almeida (CSVA)

Endereço: Praça da Bandeira, 149, Tijuca

Dias e horários de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Informações e agendamento: (21) 3725-6200, (21) 99583-5274 (WhatsApp) ou presencialmente no CSVA

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

05/02/2024

Veja dicas de como cair na folia com segurança

Ver notícia completa
Featured image

01/02/2024

Como a inteligência artificial está influenciando o mercado de trabalho

Ver notícia completa
Featured image

29/01/2024

Entenda como o design de interiores pode melhorar o bem-estar no home-office

Ver notícia completa
Featured image

25/01/2024

UVA promove workshops sobre impacto positivo da IA nas carreiras

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
(21) 2574 8888
hubspot controller