Por admin | 23/11/2021

Saiba como combater os sintomas pós-covid com a alimentação

Professora do curso de Nutrição lista quais os alimentos ajudam a enfrentar consequências da doença, como perda de massa muscular, queda de cabelo e fadiga

A covid-19 é uma doença que pode deixar sequelas meses após o contágio. São muitos os relatos de pessoas que ainda precisam encarar alguns sintomas após a fase aguda, como intensa queda de cabelo, fadiga e perda de massa muscular devido ao desgaste das células do sistema imunológico durante o processo inflamatório. Pensando nisso, a professora Glaucia Justo, do curso de Nutrição da Universidade Veiga de Almeida (UVA), reuniu os principais alimentos que combatem essas reações causadas pelo vírus.

 

“A perda de massa muscular pode estar diretamente ligada ao cansaço respiratório e a alteração do olfato e do paladar, fazendo com que o processo de alimentação deixe de ser algo prazeroso”, explica Glaucia. Neste caso, a professora recomenda a ingestão de alimentos que provoquem a recuperação do peso perdido assim como o equilíbrio do sistema imunológico, como aqueles que são fontes de proteína tanto de origem animal (carnes brancas e vermelhas, ovos, queijos e leite) quanto vegetal, podendo apostar nos grãos (arroz, feijão, soja, lentilha, grão-de-bico, entre outros).

 

Glaucia também ressalta que a qualidade da comida é um fator primordial para auxiliar na recuperação: “De uma maneira geral, é importante que sejam alimentos que nós chamamos de ‘comida de verdade’, evitando assim todo tipo de produtos processados, como o hambúrguer, por exemplo”.

 

Já para a queda de cabelo, sintoma que assusta principalmente as mulheres, a nutricionista sugere a inserção de alimentos ricos em selênio e zinco, como castanhas e nozes, além de manter uma alimentação saudável e balanceada também com a ingestão de proteína animal e vegetal.

 

A maneira como o alimento é preparado também influencia no processo de fortalecimento do corpo após a infecção. Para combater a fadiga, que provoca uma sensação constante de fraqueza e cansaço, a professora sugere uma alimentação leve, com alimentos fáceis de serem deglutidos: “Quando a pessoa ainda se encontra com esse cansaço em um quadro de pós-covid, recomendamos uma alimentação branda e que não dê muito trabalho durante a mastigação. Por isso, é importante inserir alimentos bem cozidos, batidos ou desfiados”.

 

Por Thayná Titoneli, assistente da Comunicação Institucional

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

04/04/2024

Alunos da UVA visitam o Instituto Nacional de Educação de Surdos

Ver notícia completa
Featured image

01/04/2024

Dia da Mentira: Os perigos da mitomania

Ver notícia completa
Featured image

28/03/2024

Cuidado com a falsa felicidade e perfeição exposta nas redes sociais

Ver notícia completa
Featured image

25/03/2024

Dicas para não cair em golpes durante compras online

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
(21) 2574 8888
hubspot controller