Por Pedro Paulo Carvalho | 11/01/2024

Refugiados climáticos: quem são?

Conceito se refere a pessoas que precisam deixar suas casas após desastres naturais

Refugiados climáticos são povos ou comunidades que, por conta de mudanças climáticas ou catástrofes naturais, têm que se descolocar para outro território. “Esse fenômeno se dá pela disputa por recursos ambientais ou em decorrência da escassez por mudanças climáticas. Ocorre principalmente em países insulares por conta do avanço do nível do mar e da erosão marinha”, explica Viviane Japiassú, professora no Mestrado Profissional em Ciências Ambientais e nos cursos de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Veiga de Almeida (UVA).

 

Segundo dados do Estudo Técnico de Planejamento Territorial, Habitação e Defesa Civil, divulgado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), mais de 4,2 milhões de pessoas foram afetadas por tempestades, inundações, enxurradas ou alagamentos e precisaram deixar suas casas em 2.640 cidades brasileiras. De acordo com a mesma pesquisa, a região Sul foi a mais afetada, com 3.051 desastres naturais entre 2013 e 2023.

 

Viviane destaca que as medidas que podem ser aplicadas para reduzir tal processo estão associadas ao combate das mudanças climáticas. “Precisamos reduzir as emissões de carbono na atmosfera, e isso passa por processos de modernização da indústria, políticas públicas de redução do uso de combustíveis fósseis e incentivo de energias renováveis, diminuição do desmatamento e replantio de áreas”, complementa.

 

A docente também comenta que previsões apontam que as orlas das Zonas Sul e Oeste do Rio de Janeiro serão impactadas com o avanço do nível do mar a partir de 2040 e que, para o futuro, será preciso repensar a maneira na qual as cidades são desenhadas e construídas. “Será preciso planejar para se adaptar às novas condições que o planeta vai trazer”, ressalta.

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

28/05/2024

UVA na Intercom Sudeste 2024

Ver notícia completa
Featured image

24/05/2024

Dia Nacional do Café: Conheça os benefícios e malefícios da bebida

Ver notícia completa
Featured image

20/05/2024

Conheça a Liga Acadêmica de Anatomia Humana

Ver notícia completa
Featured image

16/05/2024

Maio vermelho: mês de conscientização contra a hepatite

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
(21) 2574 8888
hubspot controller