Por admin | 09/10/2020

Professores da UVA são selecionados para o Circuito Urbano 2020

Proposta do evento é debater o acesso à moradia em tempos de crise

Quatro professores da Universidade Veiga de Almeida (UVA) foram selecionados para expor trabalhos no Circuito Urbano 2020 – Cidades Pós-COVID-19: Diálogos entre o Brasil e a África Lusófona, evento promovido pela ONU-Habitat 2020. As pesquisas de Viviane Japiassú, Edson Maciel, Leticia Viana e Andrea Borges, docentes dos cursos de Engenharia e Arquitetura, abordam questões como saneamento básico, prevenção de desastres causados pelas chuvas, acesso à moradia e à alimentação saudável e efeitos da crise do capital em países ex-colônias.

 

Viviane Japiassú é a professora responsável pelo projeto de iniciação científica e extensão Que chuva é essa?, desenvolvido em parceria com a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil da Cidade do Rio de Janeiro (Subpdec), e também orienta os alunos na questão de prevenção de desastres pluviais. Já a arquiteta e urbanista, Andrea Borges, participa do evento com a projeto Saneamento é vida, que tem como objetivo promover o saneamento básico em áreas vulneráveis.

 

Em Periferias Globais e Ações Locais: Habitação e Produção Agroecológica no Brasil e Moçambique, a professora Leticia Viana debate propostas para um desenvolvimento sustentável social, ecológica e economicamente. O trabalho do especialista em Planejamento Urbano e Regional, Edson Maciel, fala sobre a crise do capital provocada pela pandemia da covid-19. A questão da moradia entra em pauta com o foco em países que sofrem os efeitos colaterais do processo de colonização europeia.   Para Viviane Japiassú, a discussão sobre a sustentabilidade deve ser permanente em todos os planos de políticas públicas e nas ações individuais diárias. “O planeta é a nossa casa, nossa morada, abriga todos nós e tem limites de fornecimentos de recursos naturais que precisam ser respeitados”, destaca a professora, que acredita na ciência como o principal fomentador de ideias que apontem futuros possíveis.

 

O ONU-Habitat é o programa das Nações Unidas para assentamentos urbanos e tem como responsabilidade promover o desenvolvimento sustentável. As palestras do Circuito Urbano 2020 acontecem durante todo o mês de outubro em transmissões ao vivo pelo canal oficial do evento no Youtube.

Rafaela Barbosa, estagiária do Laboratório de Comunicação Corporativa do campus Barra (LabCom Barra)

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

17/06/2022

Letras oferece reforço escolar

Ver notícia completa
Featured image

15/06/2022

Cabo Frio ganha espaço interativo sobre o ciclo da água

Ver notícia completa
Featured image

13/06/2022

Abrigos individuais portáteis: alternativa para pessoas desabrigadas

Ver notícia completa
Featured image

10/06/2022

Universitários promovem ações de educação alimentar

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar