Por admin | 28/03/2019

Produção a todo vapor

Programa produzido no campus Barra deixa alunos mais próximos do jornalismo factual

A TV UVA do campus Barra acabou de estrear uma produção jornalística de cobertura de notícias factuais. O projeto intitulado “Isso é notícia” aproxima a formação acadêmica dos alunos às demandas do mercado por múltiplos profissionais. A equipe formada pelos monitores e estagiários do curso de Jornalismo trabalha desde a pauta até a exibição final do programa.

 

Segundo a professora e coordenadora da TV UVA, Mônica Miranda, produzir um programa como esse requer conhecimento jornalístico. “É entender a estrutura, é preciso ver uma pauta onde ninguém vê. Enxergar uma matéria dentro de um tema ou evento é um treinamento”, explica.

 

A prática profissional, ainda na faculdade, é um dos pilares do projeto pedagógico da Universidade Veiga de Almeida (UVA). Os laboratórios, como a TV, reproduzem a vivência de um ambiente que une o que foi passado em sala de aula com a mão na massa. Para a monitora e aluna de jornalismo, Elvira Macedo, o “Isso é notícia” é mais que um programa. “Nele nós mantemos o ritmo de uma emissora. No mesmo dia que decidimos o tema, já estamos produzindo, para no dia seguinte gravar, editar e ir ao ar”, conta. “É difícil, mas nós aprendemos muito. É bom para nos acostumarmos com o que nos espera fora da universidade”.

 

 

Por Ana Beatriz Bernardo, do Laboratório de Comunicação Corporativa do campus Barra (Labcom Barra)

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

14/11/2022

Alunos receberão bolsas para PIBID e Residência Pedagógica

Ver notícia completa
Featured image

10/11/2022

Escritório Modelo reforma restaurantes populares

Ver notícia completa
Featured image

07/11/2022

Minidocumentário mostra a realidade de catadores

Ver notícia completa
Featured image

03/11/2022

Egressos vão para congresso de Engenharia

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar