Por Ana Carolina Costa | 19/07/2022

Práticas sustentáveis na gastronomia

Brasil é um dos países que mais desperdiçam alimentos no mundo

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de um terço dos alimentos produzidos no mundo, anualmente, para consumo humano é descartado. Diante disso, vem surgindo um movimento que se refere à utilização de práticas sustentáveis que objetiva o reaproveitamento integral dos alimentos, promovendo a diminuição do descarte de resíduos sólidos no meio ambiente, utilizando os produtos “de época”.

 

Ações como consumir de produtores locais, utilizar alimentos da estação, evitar o desperdício e utilizar o produto integralmente estão voltadas, principalmente, à preservação dos recursos naturais do planeta. “Em países como o nosso, onde a inflação está aumentando e ganhando força, evitar o desperdício de alimentos é importantíssimo”, ressalta a professora Lucia Kurdian, do curso de Nutrição da Universidade Veiga de Almeida (UVA).

 

Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o Brasil é um dos países que mais desperdiça alimentos no mundo. A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) aponta que as partes normalmente descartadas dos alimentos, como talos, folhas e sementes, têm igual ou maior valor nutricional que as partes mais consumidas.

 

A professora Lucia produziu uma receita utilizando a melancia em sua forma integral, sem desperdícios. A melancia é uma fruta hidratante e diurética por conter muita água em sua composição, e sua casca é rica em nutrientes como a vitamina A, que é anti-inflamatória, vitamina C e o licopeno, um antioxidante. Por esse motivo, consumi-la pode melhorar a aparência da pele, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, fortalece a imunidade e o licopeno, encontrado em sua composição, auxilia no fortalecimento dos ossos.

 

Veja que fácil essa dica de doce de casca de melancia.

 

Ingredientes:

 

  • Casca de uma melancia de cerca 9kg cortada em tirinhas finas;
  • 300g de açúcar demerara ou mascavo de preferência;
  • 500ml de água;
  • 1 canela em pau;
  • 1 colher de chá de cravos da índia.

 

Modo de fazer:

 

  • Coloque a casca da melancia, os cravos e a canela em pau em uma panela, após acrescentar a água e deixar cozinhando até que a casca fique macia;
  • Escorra a água;
  • Leve novamente ao fogo e acrescente o açúcar. Mexa até dar o ponto de “cocada mole”.

 

Rendimento:

 

  • 9 porções.

 

Obs.: Com a polpa você fará um delicioso suco, desta forma não desperdiçará nada dessa fruta tão nutritiva.

Voltar para artigos

Notícias

Featured image

Práticas sustentáveis na gastronomia

Ver notícia completa
Featured image

15/07/2022

UVA e Escola Superior de Advocacia firmam parceria

Ver notícia completa
Featured image

12/07/2022

O que são lesões por esforço repetitivo?

Ver notícia completa
Featured image

08/07/2022

Sinais do câncer de boca

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar