Por admin | 28/03/2018

Por dentro do UVABots

Laboratório de robótica funciona no campus Tijuca e conta com equipes interdisciplinares

O UVABots da Universidade Veiga de Almeida é um laboratório de robótica, que conta com cerca de 60 alunos de diversos cursos, como Engenharias e Comunicação Social, nas atividades interdisciplinares desenvolvidas. Durante o processo de produção, os estudantes constroem toda a parte física do projeto e também a programação. Atualmente quatro projetos estão sendo desenvolvidos pelo laboratório: Uvativa, Bluebots, Redbone e Smart City.

 

 

O Uvativa utiliza a tecnologia assistiva (sistema que proporciona habilidades funcionais em serviços a favor da qualidade de vida) e criará neste semestre um maquinário para reaproveitar os materiais recicláveis. O objetivo é desenvolver um produto inovador, que possa contribuir com a área de pesquisa da universidade.

 

 

Para socializar as crianças autistas ao mundo externo, o Bluebots desenvolveu o aplicativo Meu Diário Azul. Além disso, a equipe está produzindo um carrinho robótico através da impressora 3D da universidade. As iniciativas têm como intuito comtemplar as crianças do Instituto Priorit, que fica localizado na Barra da Tijuca.

 

 

O Redbone é um projeto totalmente voltado para a competição de robôs. No laboratório, os alunos são os responsáveis por produzir toda a montagem, programação e fabricação. Já o Smart City relaciona os estudantes ao dinamismo das tecnologias inteligentes, como a Internet das Coisas (IoT), que estuda a comunicação das tecnologias com os objetos de uma mesma rede.

 

 

Iniciado em 2015, o UBABots já desenvolveu diversos projetos, como drone e impressora 3D. “Durante esse período, os estudantes adquiriram um vasto conhecimento e já possuem um raciocínio lógico mais rápido. Vejo que estão preparados para solucionar problemas e desenvolver algo robótico para uma empresa”, destaca o professor de Engenharia de Computação, Thiago Gabriel.

 

 

As equipes do UVABots participarão em julho do campeonato Winter Challenge, que é considerado um dos principais eventos de robótica da América Latina. A competição, que acontece anualmente em São Paulo, é organizada pelo site de produtos eletrônicos RoboCore. Nos três dias de evento, os alunos irão disputar as seguintes modalidades: Seguidor de Linha, Sumô Lego e Hobbyweight (categoria de peso).”É um grande desafio, tanto por parte do projeto quanto no lado pessoal. Além de fazer um bom combate, queremos valer o esforço de todo o grupo”, destaca o líder da equipe de combate, o Gabriel Araujo, aluno de Engenharia Elétrica.

 

 

Por Carlos Brito

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

17/06/2022

Letras oferece reforço escolar

Ver notícia completa
Featured image

15/06/2022

Cabo Frio ganha espaço interativo sobre o ciclo da água

Ver notícia completa
Featured image

13/06/2022

Abrigos individuais portáteis: alternativa para pessoas desabrigadas

Ver notícia completa
Featured image

10/06/2022

Universitários promovem ações de educação alimentar

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar