Por admin | 31/05/2022

Pedagogia oferece reforço escolar para alunos de escolas

Projeto contempla estudantes do Ensino Fundamental I

O curso de Pedagogia da Universidade Veiga de Almeida (UVA) está oferecendo gratuitamente aulas online de reforço para alunos do Ensino Fundamental I. O projeto Apoio Escolar conta com o apoio dos alunos da graduação e supervisão dos professores, é anual e auxilia crianças, jovens e adultos do 1° ao 5° ano em processo de letramento. Os encontros duram de 45 a 60 minutos e os atendimentos são individualizados. O projeto presta assistência aos estudantes das redes pública e privada de ensino.    

   
 

Coordenado pelas professoras Luzia Araújo e Luciana Soares, o Apoio Escolar, atende em sua maioria, crianças de baixa renda, filhos de pais com pouca escolaridade. “Com o projeto, tentamos promover a equidade e os principais beneficiários são os estudantes que não podem pagar uma explicadora e têm dificuldade com apoio em casa, com pais ocupados ou semi/não-alfabetizados”, explica Luzia.     

   

 

Ao todo, 25 alunos voluntários do curso de Pedagogia da UVA fazem parte do projeto, sendo Kelly Laprovita a mediadora, responsável por apoiar as coordenadoras e fazer a ponte entre professores e estudantes. Para ela, o mais enriquecedor dessa experiência é aprender a lidar com pessoas de realidades, culturas e ritmos de aprendizado diferentes. “Além de praticar a profissão, é gratificante conseguir despertar em alguém com dificuldade o prazer em adquirir novos conhecimentos”, destaca.    

 

Com o aumento do uso da tecnologia para a educação durante a pandemia, o número de alunos frequentando as aulas de reforço aumentou. Segundo Luciana Soares, o período de alfabetização e letramento é o mais importante porque se o estudante não for bem alfabetizado, terá impactos futuros no desempenho em outras matérias. “Nosso desafio foi descobrir uma forma de auxiliar essas pessoas virtualmente e usar os avanços tecnológicos para criar laços de afetividade nesse momento crucial de desenvolvimento”, ressalta.    

   

Para participar do projeto, as escolas devem ser conveniadas a UVA e oferecer estágios para os estudantes de Pedagogia. 

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

17/06/2022

Letras oferece reforço escolar

Ver notícia completa
Featured image

15/06/2022

Cabo Frio ganha espaço interativo sobre o ciclo da água

Ver notícia completa
Featured image

13/06/2022

Abrigos individuais portáteis: alternativa para pessoas desabrigadas

Ver notícia completa
Featured image

10/06/2022

Universitários promovem ações de educação alimentar

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar