Por Pedro Paulo Carvalho | 20/07/2023

No dia do amigo, confira os benefícios de boas amizades

Sentimento é ligado à afinidade e ao afeto e pode gerar bem-estar e felicidade

Hoje é comemorado o Dia Internacional da Amizade. Essa data, estabelecida em 2011 durante a assembleia geral da Organização das Nações Unidas (ONU), celebra o sentimento humano ligado à afinidade e ao afeto. Ter bons amigos contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais, promove o autoconhecimento e melhora qualidade de vida das pessoas. “As relações de amizade que estabelecemos estimulam o desenvolvimento psicossocial e estão ligadas às sensações de bem-estar e felicidade”, destaca Erika Gelenske, coordenadora do curso de Psicologia da Universidade Veiga de Almeida (UVA).

 

Boas amizades também são responsáveis por sustentar os sentimentos de pertencimento e acolhimento, essenciais para a saúde mental. Tais sentimentos podem ser compreendidos como a percepção que o indivíduo experimenta quando faz parte de um grupo, seja a família ou uma nação. “O pertencimento está ligado à nossa identidade social, fundamentais para a formação e manutenção dos vínculos sociais”, complementa Erika.

 

Alguns estudos como The need to belong: Desire for interpersonal attachments as a fundamental human motivation de Baumeister e Leary (1995), apontam que os seres humanos possuem uma necessidade básica por pertencimento, motivando-os na busca por relações sociais. Os autores defendem que essa demanda deve ser atendida para que o indivíduo tenha uma vida saudável, já que interfere no comportamento, pensamento e emoções, impactando sua sobrevivência no meio social.

 

Com o passar dos anos, os parâmetros de amizade tendem a variar. Quando crianças, as figuras de autoridade têm relevância no estabelecimento das relações, assim como o ambiente lúdico e escolar. Na adolescência, a amizade é experimentada mais intensamente. A convivência com os iguais ganha significado à medida que a noção de pertencimento se amplia. Já na vida adulta isso vai se configurando de formas diferentes com o passar das décadas. É importante ressaltar que questões culturais e subjetivas precisam ser consideradas na construção e no desdobramento dessas relações.

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

04/04/2024

Alunos da UVA visitam o Instituto Nacional de Educação de Surdos

Ver notícia completa
Featured image

01/04/2024

Dia da Mentira: Os perigos da mitomania

Ver notícia completa
Featured image

28/03/2024

Cuidado com a falsa felicidade e perfeição exposta nas redes sociais

Ver notícia completa
Featured image

25/03/2024

Dicas para não cair em golpes durante compras online

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
(21) 2574 8888
hubspot controller