Por Thais Monteiro Magalhaes | 07/11/2022

Minidocumentário mostra a realidade de catadores

Recicle-me foi produzido por estudantes de Comunicação Social

Alunos dos cursos de Publicidade e Cinema e Audiovisual da Universidade Veiga de Almeida (UVA) produziram o minidocumentário Recicle-me que mostra a realidade de catadores de lixo, mostrando a invisibilidade na sociedade e os desafios deles. O objetivo da obra é conscientizar a população sobre a importância dos catadores a partir de seus relatos. O projeto faz parte da avaliação final da disciplina Produção para Rádio TV e Cinema, ministrada pelo professor Anderson Barreto, que tem como proposta traduzir um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em uma produção audiovisual.

 

Os estudantes Mariana Barreto, Érica Pereira, Luciana Ferraz, Livia Oliveira, Priscilla Cardoso e Guilherme Fernandes escolheram a ODS 12 – Consumo e Produções Responsáveis – para o documentário, mostrando quais são os benefícios de uma separação responsável para conscientizar o público dos impactos ambientais da má gestão de resíduos, reciclagem, redução da produção de lixo, entre outros assuntos.

 

Mariana Barreto explica que a ideia era mostrar a realidade dos catadores, que são ignorados e não reconhecidos pelo seu trabalho. “Essa invisibilidade está diretamente relacionada à discriminação e ao preconceito. O documentário tem como propósito impactar a todos que assistirem, ao ponto de se tornarem ativos na causa da reciclagem, cobrando melhores condições de trabalho aos catadores”, destaca.

 

Para quem quiser assistir, o documentário está disponível no Youtube: https://youtu.be/VjMyYdmvEjg .

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

16/11/2023

Alunos promovem rodas de prevenção à violência

Ver notícia completa
Featured image

13/11/2023

Escritório Modelo oferece serviço de assessoria

Ver notícia completa
Featured image

09/11/2023

Oficina do Papai Noel arrecada brinquedos para doação

Ver notícia completa
Featured image

06/11/2023

Novembro Azul: Os sinais do câncer de próstata

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
(21) 2574 8888