Por Thais Monteiro Magalhaes | 07/11/2022

Minidocumentário mostra a realidade de catadores

Recicle-me foi produzido por estudantes de Comunicação Social

Alunos dos cursos de Publicidade e Cinema e Audiovisual da Universidade Veiga de Almeida (UVA) produziram o minidocumentário Recicle-me que mostra a realidade de catadores de lixo, mostrando a invisibilidade na sociedade e os desafios deles. O objetivo da obra é conscientizar a população sobre a importância dos catadores a partir de seus relatos. O projeto faz parte da avaliação final da disciplina Produção para Rádio TV e Cinema, ministrada pelo professor Anderson Barreto, que tem como proposta traduzir um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em uma produção audiovisual.

 

Os estudantes Mariana Barreto, Érica Pereira, Luciana Ferraz, Livia Oliveira, Priscilla Cardoso e Guilherme Fernandes escolheram a ODS 12 – Consumo e Produções Responsáveis – para o documentário, mostrando quais são os benefícios de uma separação responsável para conscientizar o público dos impactos ambientais da má gestão de resíduos, reciclagem, redução da produção de lixo, entre outros assuntos.

 

Mariana Barreto explica que a ideia era mostrar a realidade dos catadores, que são ignorados e não reconhecidos pelo seu trabalho. “Essa invisibilidade está diretamente relacionada à discriminação e ao preconceito. O documentário tem como propósito impactar a todos que assistirem, ao ponto de se tornarem ativos na causa da reciclagem, cobrando melhores condições de trabalho aos catadores”, destaca.

 

Para quem quiser assistir, o documentário está disponível no Youtube: https://youtu.be/VjMyYdmvEjg .

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

14/11/2022

Alunos receberão bolsas para PIBID e Residência Pedagógica

Ver notícia completa
Featured image

10/11/2022

Escritório Modelo reforma restaurantes populares

Ver notícia completa
Featured image

07/11/2022

Minidocumentário mostra a realidade de catadores

Ver notícia completa
Featured image

03/11/2022

Egressos vão para congresso de Engenharia

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar