Por Pedro Paulo Carvalho | 07/10/2022

Estudantes de Enfermagem no Outubro Rosa

Iniciativa tem como foco a promoção da saúde da mulher

Alunos de Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida (UVA) vão participar de mutirão de prevenção e diagnóstico de câncer de mama e de colo de útero em celebração ao Outubro Rosa. A ação, organizada pela Prefeitura do Rio, contará com os estudantes na coleta do teste de papanicolau, popularmente conhecido como preventivo, e no esclarecimento de dúvidas sobre o corpo da mulher. O mutirão vai acontecer no Centro Municipal de Saúde Heitor Beltrão, localizado na Rua Desembargador Izidro, 144, nos dias 8 e 22 de outubro. 

  

 

O principal objetivo é orientar a população feminina sobre as mudanças corporais que ocorrem em diferentes momentos da vida e estimulá-las a se conhecerem. “Uma mulher que não tem o costume de se tocar e olhar seu corpo no espelho tem dificuldade de identificar se existe algo de errado com ele. É importante desenvolver o hábito do toque esporádico para identificar precocemente nódulos nas mamas e buscar orientação médica”, explica Paulo Machado, professor de Enfermagem da UVA. 

  

 

A expectativa é que aproximadamente 600 mulheres sejam impactadas por essa ação. Para Mariana Motta, aluna do 9° período de Enfermagem e presidente da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (LASC), o mutirão é importante tanto para os estudantes quanto para as mulheres participantes. “É uma ação necessária. Poderemos ver a nossa profissão na prática e daremos informações sobre prevenção e autocuidado. Quando cuidamos de nós mesmos, prevenimos muitas doenças”, destaca.  

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

17/11/2022

Estudantes da UVA ajudam no reassentamento de famílias em situação de risco

Ver notícia completa
Featured image

14/11/2022

Alunos receberão bolsas para PIBID e Residência Pedagógica

Ver notícia completa
Featured image

10/11/2022

Escritório Modelo reforma restaurantes populares

Ver notícia completa
Featured image

07/11/2022

Minidocumentário mostra a realidade de catadores

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar