Por Thais Monteiro Magalhaes | 13/04/2022

Escola de Revisores abre processo seletivo

Projeto visa proporcionar a especialização prática aos graduandos de Letras e Comunicação

O projeto Escola de Revisores está com inscrições abertas para sua terceira edição. A iniciativa é do curso de Letras da Universidade Veiga de Almeida (UVA) e visa auxiliar gratuitamente os estudantes na preparação e na revisão de textos para o mercado editorial. O projeto cresceu e além dos alunos de Letras, graduandos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Marketing Digital e Cinema e Audiovisual que estiverem cursando, no mínimo, o 4° período poderão participar. Vale ressaltar que o trabalho é voluntário, na modalidade remota e as inscrições vão até dia 16 de abril.

 

A iniciativa capacita os alunos a atuarem como revisores, tradutores, editores e os insere no mercado de trabalho, pois a prática é realizada por meio de trabalho voluntário em editoras e agências. A coordenadora do curso de Letras, Anne Caroline Santos, ressalta a importância dessa experiência para formação profissional: “O mercado de revisão e produção de conteúdo tem crescido muito em virtude da quantidade de páginas nas redes sociais. São muitas postagens, logo, muita produção textual”.

 

No ato da inscrição, é necessário anexar a Declaração de Situação Acadêmica, disponível no Portal do Aluno. Para ter acesso à declaração, o aluno deve seguir os seguintes passos: Ir em Serviços ao Aluno, depois clicar em Nova Solicitação, em seguida escolher Declaração, Diploma e Certificado e finalizar em Declaração de Situação Acadêmica. Após o prazo de inscrição, será feita uma análise e a lista de inscrições deferidas será divulgada em https://linktr.ee/EscolaDeRevisores , dando início à atividade prática eliminatória, que será uma prova online para avaliar o domínio em estrutura sintática, coesão, coerência, aspectos gramaticais e normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Serão considerados aprovados os alunos que alcançarem pelo menos 80% de aproveitamento.

 

Os alunos selecionados farão parte do projeto e participarão de workshops e oficinas de revisão de textos. Também serão realizados encontros sobre aspectos gramaticais, editoração, diagramação com profissionais da área, entre outros. Após dois meses de capacitação e treino, os estudantes iniciam os trabalhos para as empresas.

 

Os alunos interessados em participar do projeto podem se inscrever e acessar o edital em https://linktr.ee/EscolaDeRevisores.

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

31/08/2022

UVA replica formação do programa Mulheres em Tech

Ver notícia completa
Featured image

24/08/2022

NPJ oferece assessoria para pequenos empresários

Ver notícia completa
Featured image

17/08/2022

Projeto voluntário muda a cor de Olaria

Ver notícia completa
Featured image

11/08/2022

UVA recebe etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica neste sábado

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar