Por Pedro Paulo Carvalho | 12/06/2023

Entenda os efeitos da paixão no cérebro

Sentimento que gera palpitações e rubor acontece naturalmente e é ligado à admiração, desejo e idealização do outro

Se você já sentiu o coração bater mais forte quando estava perto de alguém é porque certamente já esteve apaixonado. A paixão é um sentimento humano, experimentado emocional e mentalmente, que pode surgir quando um indivíduo encontra outro que admira e deseja. “Uma pessoa apaixonada idealiza o outro como alguém que o completa, que o tira da condição de desamparo, solidão e fragilidade”, destaca Bárbara Carissimi, psicanalista e coordenadora do curso de Psicologia da Universidade Veiga de Almeida (UVA).  

 

O comportamento de uma pessoa apaixonada, caso o sentimento seja recíproco, tende a ser caracterizado pela vontade de viver intensamente esse sentimento “saindo de cena”. “Costumamos dizer que o indivíduo apaixonado some, porque passa a estar em uma relação simbiótica, na qual os dois se bastam. Também tende a ficar muito feliz, se sentindo fortalecido, olhando a vida com uma beleza diferente, porque está narcisicamente cheio e com uma idealização de completude”, complementa Bárbara.   

 

Pelo apaixonado, o sentimento é percebido através da fantasia do encontro da cara metade, destinada a fazê-lo feliz, acolhê-lo, protegê-lo e acabar com todas as dores. A paixão é viciante porque causa sensações de euforia, ativa campos do cérebro ligados ao prazer, provoca palpitações e abstinência. Mas não é eterna, e dura até um decepcionar o outro, contrariando o ideal previamente construído. Geralmente, esse estado é mais curto e intenso nos mais jovens.  

 

Por mais que estar apaixonado seja positivo, é importante lembrar que a paixão pode ser obsessiva e gerar dependência emocional e, caso não seja correspondida, causa dor e sofrimento. Bárbara também salienta a importância de ter os pés no chão e tomar cuidado com a idealização de indivíduos. “Entender que o outro não é perfeito pode causar frustração e o término da paixão, mas também pode significar a oportunidade de amadurecimento dessa relação”, finaliza.

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

08/02/2024

Saiba como colchão e travesseiro influenciam o sono

Ver notícia completa
Featured image

05/02/2024

Veja dicas de como cair na folia com segurança

Ver notícia completa
Featured image

01/02/2024

Como a inteligência artificial está influenciando o mercado de trabalho

Ver notícia completa
Featured image

29/01/2024

Entenda como o design de interiores pode melhorar o bem-estar no home-office

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
(21) 2574 8888
hubspot controller