Por Pedro Paulo Carvalho | 27/07/2023

Entenda a importância do descanso para o corpo humano

Aproveite o período de férias para colocar o sono em dia e praticar atividades ao ar livre

Rotinas corridas e estressantes são realidade no mundo contemporâneo, porém viver em ritmo acelerado e sem pausas pode ser prejudicial à saúde. Tirar férias ou ter dias de descanso é fundamental para o bom funcionamento do cérebro e do corpo humano. “Atividades de lazer não conectadas ao trabalho ou ao estudo são necessárias. As férias não são apenas físicas, elas são sobretudo mentais e emocionais. É importante que o sistema cognitivo também esteja relaxado, não só o físico”, explica Reivani Buscacio, coordenadora do curso de Psicologia da Universidade Veiga de Almeida (UVA).

 

Pessoas que estudam e trabalham precisam descansar para a recuperação da memória e melhoria das funções executivas cerebrais, como atenção e concentração. O conceito de descanso varia de acordo com cada indivíduo, mas, o importante é que cada um encontre uma atividade que lhe dê prazer, mesmo que essa atividade seja o ócio. “Ao ir à praia, ler um livro, assistir séries, ouvir música e cantar, a atividade cerebral continua ativa, mas de forma prazerosa e relaxante”, detalha a coordenadora.

 

Assim como o descanso, o sono é fundamental para o equilíbrio dos organismos biológico, social e físico. De acordo com Abraham Maslow, psicólogo humanista e autor da a Teoria das Necessidades Humanas (1943), dormir fica na base da pirâmide por ser essencial. Reivani ressalta que o sono é o mais longo período de recuperação da energia psíquica, sendo necessário para a homeostase do corpo humano e responsável pela retenção de memórias de curto e longo prazo. Porém, a docente também destaca pontua que dormir é diferente de descansar.

 

O afastamento das redes sociais pode ser um aliado quando se fala em descanso, já que as mídias digitais não proporcionam o equilíbrio da atividade neuronal. Pelo contrário, fazem o caminho oposto: “Por um curto período de tempo, a internet pode ser uma distração, um entretenimento, mas não um descanso no sentido de recuperação do equilíbrio da homeostase neurológica”, finaliza a professora.

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

28/05/2024

UVA na Intercom Sudeste 2024

Ver notícia completa
Featured image

24/05/2024

Dia Nacional do Café: Conheça os benefícios e malefícios da bebida

Ver notícia completa
Featured image

20/05/2024

Conheça a Liga Acadêmica de Anatomia Humana

Ver notícia completa
Featured image

16/05/2024

Maio vermelho: mês de conscientização contra a hepatite

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
(21) 2574 8888
hubspot controller