Por Pedro Paulo Carvalho | 21/08/2023

Entenda a importância do cuidado com a saúde mental

Compreender a lidar melhor com os sentimentos aumenta a autoconfiança

Ter a mente em equilíbrio é um fator fundamental para uma vida saudável. Por isso, a saúde mental precisa receber cuidados preventivos, assim como as outras partes do corpo humano. A psicoterapia promove o bem-estar, tratando sofrimento mental e problemas psíquicos através de técnicas, teorias e da ajuda de um profissional qualificado. “Zelar pela saúde mental é cuidar de si. Somos seres biopsicossociais. Para estar bem, precisamos tratar de todos os aspectos da nossa existência”, destaca Clarisse Medeiros, coordenadora do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da Universidade Veiga de Almeida (UVA).

 

Pessoas de todas as idades podem buscar acompanhamento psicoterápico. Esse tipo de terapia geralmente é indicado em casos de sofrimento persistente, traumas, depressão, entre outros fatores que atrapalham a vida e as relações interpessoais dos indivíduos.  “Quando há um sentimento, dor, e você não sabe muito bem o que fazer com aquilo, essa é a hora de ir procurar um psicólogo”, ressalta Clarisse. A coordenadora lembra que a psicoterapia depende da vontade do paciente e que não pode ter caráter obrigatório.

 

Os tipos de psicoterapias mais comuns são as terapias individuais, de casal e em família, além das diferentes abordagens teóricas e práticas que dependem da linha de atuação do profissional. “O psicólogo pode ser um psicanalista de formação, psicoterapeuta cognitivo comportamental, gestalt-terapeuta, existencial-humanista, psicólogo analítico, entre outros. Isso vai direcionar o trabalho dele”, explica Barbara Carissimi, coordenadora do curso de Psicologia no campus Barra.

 

O Serviço de Psicologia Aplicada da UVA oferece atendimentos gratuitos, como tratamento psicoterápico para todas as idades, avaliação psicológica, neuropsicologia, psicodiagnóstico, orientação profissional, psicopedagogia, e plantões psicológicos. Os interessados nos serviços podem realizar o agendamento preenchendo os formulários de inscrição para atendimento no campus BarraCabo Frio ou Tijuca. Não é necessário agendamento para o serviço de plantão psicológico. Todas as unidades do SPA funcionam das 8h às 20h.

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

08/02/2024

Saiba como colchão e travesseiro influenciam o sono

Ver notícia completa
Featured image

05/02/2024

Veja dicas de como cair na folia com segurança

Ver notícia completa
Featured image

01/02/2024

Como a inteligência artificial está influenciando o mercado de trabalho

Ver notícia completa
Featured image

29/01/2024

Entenda como o design de interiores pode melhorar o bem-estar no home-office

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
(21) 2574 8888
hubspot controller