Por Pedro Paulo Carvalho | 08/12/2022

Engenharias se unem e criam braços mecânicos

Projeto mostra aos alunos que é possível desenvolver produtos em pequena escala usando materiais acessíveis

Estudantes da disciplina Fenômeno de Transporte da Universidade Veiga de Almeida (UVA) e do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) criaram braços mecânicos capazes de levantar objetos leves. Ao todo, foram desenvolvidos quatro aparelhos a partir de materiais de baixo custo, como papelão, seringa, água e borracha de silicone. O braço mecânico é acionado por duas seringas com água – uma para levantar e abaixar e outra para abrir e fechar as garras. “Dependendo da pressão e da força aplicada, o fluido consegue movimentar outras coisas, a seringa permite a aplicação desse conceito”, explica Nubia Pedroza, coordenadora do curso de Engenharia Mecânica e orientadora desse projeto.  

  

Além de Nubia, o projeto contou com a participação da coordenadora pedagógica Tauana Baptista e dos coordenadores Edisio Alves, Carlos Eduardo Canejo e Edgar Augusto do Amaral, das Engenharias Elétrica, Civil e da Computação, respectivamente. Ao todo, mais de 30 alunos participaram da construção dos braços mecânicos, e foram divididos em grupos, com um líder cada, responsável por designar as funções aos outros integrantes e cuidar do andamento do projeto.   

  

Sendo confeccionados no Laboratório das Engenharias Semipresenciais, localizado no campus Tijuca, os braços ficaram prontos em três meses. Para Amaral, projetos como esse aproximam o aluno do mercado de trabalho e preparam profissionais mais bem qualificados. “É muito importante que os estudantes apliquem os conhecimentos teóricos aprendidos em atividades práticas, porque isso contribui para o desenvolvimento acadêmico e profissional deles”, destaca.   

  

Nubia conta que, no futuro, pretende desenvolver com os discentes braços robóticos em materiais mais resistentes, como o plástico, por exemplo. A professora também conta que pretende desenvolver um concurso de braços mecânicos na UVA: “Queremos testar o levantamento de objetos com pesos diversos, o aparelho que conseguir levantar o objeto mais pesado ganhará o campeonato”. 

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

05/02/2024

Veja dicas de como cair na folia com segurança

Ver notícia completa
Featured image

01/02/2024

Como a inteligência artificial está influenciando o mercado de trabalho

Ver notícia completa
Featured image

29/01/2024

Entenda como o design de interiores pode melhorar o bem-estar no home-office

Ver notícia completa
Featured image

25/01/2024

UVA promove workshops sobre impacto positivo da IA nas carreiras

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
(21) 2574 8888
hubspot controller