Por admin | 23/09/2019

Documentário de aluno ganha prêmio em festival

A produção, feita para o TCC do estudante de Publicidade e Propaganda, aborda a gordofobia

O documentário Gordo, do estudante de Publicidade e Propaganda do campus Tijuca da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Dave Avigdor, ganhou o prêmio de melhor produção da mostra online do festival Entretodos. A obra é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e obteve 66% de aprovação do júri popular. Além disso, o documentário também foi selecionado para participar do 21º Festival Brasileiro de Cinema Universitário, realizado na semana passada.

 

O festival Entretodos acontece anualmente na cidade de São Paulo e tem como foco produções que retratam causas sociais. Já para o 21º Festival Brasileiro de Cinema Universitário, que foi realizado no Museu de Arte Contemporânea, em Niterói, a produção foi escolhida para participar da mostra exibitória. Para o estudante, ter a oportunidade de expor o trabalho nos eventos é uma forma de fazer com que pessoas que sofrem com a gordofobia se identifiquem e se sintam acolhidas: “Elas não estão sozinhas e não tem nada de errado com seus corpos”, explica.

 

Dave também conta que a ideia de fazer o documentário surgiu a partir de experiências pessoais. “A vida inteira eu sempre me senti errado. Eu tinha o corpo que a sociedade dizia ser feio e indesejável. Até que eu descobri a luta contra a gordofobia e comecei a viver a partir do momento que percebi que poderia ser feliz exatamente como sou”, relata.

 

O aluno contou com a orientação dos professores Guilherme Carvalhido e Michele Cruz. Sobre o tema escolhido, Michele relata que a discussão acerca da relação com corpo e como ele define as identidades hoje é de suma importância: “A gordofobia até então era naturalizada, mas com vozes como a do Dave, podemos, mesmo dentro da universidade, promover um debate que encontrará eco em toda a sociedade”.

 

Ediana Avelar, coordenadora do curso no campus Tijuca, ressalta que a instituição incentiva os alunos a realizarem trabalhos que estejam dentro de suas áreas de interesse para que eles se sintam realizados e ingressem na vida profissional de forma efetiva. “Entregamos ao mercado de trabalho um aluno completo”, destaca.

 

O estudante deixa à disposição o Instagram @daveavigdor para aqueles que queiram conversar sobre o assunto.

 

 

Por Thayná Titoneli, estagiária da Comunicação Institucional

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

14/11/2022

Alunos receberão bolsas para PIBID e Residência Pedagógica

Ver notícia completa
Featured image

10/11/2022

Escritório Modelo reforma restaurantes populares

Ver notícia completa
Featured image

07/11/2022

Minidocumentário mostra a realidade de catadores

Ver notícia completa
Featured image

03/11/2022

Egressos vão para congresso de Engenharia

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar