Por Pedro Paulo Carvalho | 18/09/2023

Pesquisador do Mestrado participa de seminário sobre resíduos sólidos  

Evento propôs soluções para a gestão de materiais na Região Metropolitana do Rio de Janeiro

O Pesquisador do Mestrado em Ciências do Meio Ambiente da Universidade Veiga de almeida (UVA), Carlos Eduardo Canejo, participou do Seminário de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O evento organizado pelo Instituto Rio Metrópole aconteceu em agosto e teve como objetivo compreender os processos de coleta, transporte, destinação e disposição finais dos materiais e propor soluções para melhorar a gestão de resíduos no estado. “É extremamente importante que a UVA esteja inserida nesse contexto, contribuindo para um futuro mais sustentável da gestão de resíduos da Região Metropolitana”, destaca.

 

Canejo atuou dando apoio consultivo na etapa prognóstica do Plano Metropolitano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMetGIRS), ou seja, depois da elaboração do diagnóstico da situação da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. O docente atua na elaboração de planos de gerenciamento de resíduos desde meados de 2011 e coordenou a primeira versão do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PNRS). Vanilson Fragoso, também professor da UVA, participou conjuntamente desse processo.

 

Para Canejo, a importância do conhecimento público da pesquisa é gigante porque a ideia é a construção de um plano participativo, que reflita uma sociedade engajada e demonstre a preocupação da população em relação ao assunto. “Apesar de termos um diagnóstico, é sempre melhor quando há participação da sociedade, contribuindo com informações e dados. Então é muito importante que o público tome ciência e participe com ideias e sugestões”, ressalta.

Segundo ele, os ganhos da participação no seminário são o enaltecimento da pesquisa científica, o fomento a novos estudos e a consolidação de dados que serão destrinchados por futuros pesquisadores. “Vejo como uma oportunidade de melhorarmos o resultado desse plano, levantar dados com mais convicção, realizar análises mais profundas e montar comparações mais interessantes que nos ajudem a formular novas hipóteses e caminhos para a gestão de resíduos”, detalha.

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

05/02/2024

Veja dicas de como cair na folia com segurança

Ver notícia completa
Featured image

01/02/2024

Como a inteligência artificial está influenciando o mercado de trabalho

Ver notícia completa
Featured image

29/01/2024

Entenda como o design de interiores pode melhorar o bem-estar no home-office

Ver notícia completa
Featured image

25/01/2024

UVA promove workshops sobre impacto positivo da IA nas carreiras

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
(21) 2574 8888
hubspot controller