Por admin | 18/09/2019

Direito promove júri simulado

Alunos tiveram que tratar sobre caso ocorrido em 2014

O curso de Direito do campus Tijuca da Universidade Veiga de Almeida (UVA) promoveu mais um júri simulado na semana passada. Com um público de cerca de 180 alunos da graduação, a atividade aconteceu no auditório e retratou um caso que aconteceu em 2014, no bairro do Engenho da Rainha, Zona Norte do município do Rio de Janeiro. O júri teve que avaliar uma tentativa de homicídio de um policial à paisana.

 

Defesa e acusação apresentaram suas teses e as submeteram à deliberação do júri, que como em 2014, absolveu o réu por falta de provas. Para João Victor Mallet, aluno de 10º período de Direito, que na simulação representou o juiz no plenário, a atividade foi uma excelente experiência. “Conseguimos sentir como são os debates orais de um plenário de verdade e como convencer os jurados, que são a chave de todo o processo”, destaca.

 

O moderador do júri, o professor Marcelo Nogueira, ressalta que a atividade estabelece uma conexão entre os conhecimentos adquiridos em sala de aula e a vivência forense: “O grande mérito da simulação é a junção da teoria com a prática do tribunal, dentro do exercício do conhecimento, mostrando um caso concreto”.

 

 

Por João Souza, estagiário da Comunicação Institucional

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

16/02/2023

Aprenda a montar um cardápio refrescante para o verão

Ver notícia completa
Featured image

13/02/2023

Dez municípios do Rio ainda utilizam lixões como destino final de resíduos

Ver notícia completa
Featured image

09/02/2023

UVA é contemplada com o Selo ABMES

Ver notícia completa
Featured image

02/02/2023

UVA é reconhecida como instituição Amiga da Iniciação Científica

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar