Por Thais Monteiro Magalhaes | 22/02/2024

Dicas para começar a empreender

Estudo, planejamento e persistência são fundamentais para o processo

O empreendedorismo passou a ser um caminho bastante interessante para quem busca sucesso profissional. Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2022, 67% da população adulta do Brasil está envolvida com empreendedorismo. “Iniciar um negócio é um projeto bastante desafiador, repleto de oportunidades e aprendizados”, afirma José Carlos Vinhais, coordenador do curso de Administração da Universidade Veiga de Almeida (UVA).

 

O desejo de ter maior liberdade profissional é um dos fatores que podem levar uma pessoa a decidir empreender. Mas, antes de deixar de lado a estabilidade de um emprego e virar o seu próprio chefe, é crucial que a pessoa tenha muitas informações sobre o setor escolhido para conseguir identificar lacunas no mercado e construir uma rede de contatos sólida. “A persistência, a capacidade de aprender com eventuais fracassos e a flexibilidade para se adaptar a novos cenários são características de enorme valor”, ressalta Vinhais.

 

O início deste projeto deve consistir na identificação de uma ideia de negócio que esteja alinhada com seus interesses e habilidades. Mas, para que uma ótima ideia não se torne um fracasso, é importante que o mercado tenha interesse nela. Para isso, é necessário pesquisar o mercado, criar metas, ações, analisar a concorrência e definir seu público-alvo.

 

O planejamento financeiro é primordial para o sucesso do projeto. Um empreendedor financeiramente consciente está mais preparado para enfrentar desafios não previstos, aproveitar oportunidades de crescimento e manter a estabilidade financeira do negócio a longo prazo. “Controlar despesas, garantir um fluxo de caixa positivo e fazer investimentos eficientes são ações fundamentais”, destaca.

 

Algumas questões podem ajudar para que a transição de um emprego formal para o empreendedorismo seja menos árdua: “A transição bem-sucedida requer uma combinação de planejamento cuidadoso, resiliência e disposição para aprender e se adaptar a todo momento”, finaliza o professor.

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

01/07/2024

Cidade do Rio de Janeiro concentra 63% dos eletropostos do estado

Ver notícia completa
Featured image

27/06/2024

Saiba como agir em casos de queimaduras

Ver notícia completa
Featured image

24/06/2024

7 dicas para aproveitar as comidas típicas da Festa Junina de forma mais saudável

Ver notícia completa
Featured image

20/06/2024

Alunos de Letras participam de evento de associação de professores

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
(21) 2574 8888
hubspot controller