Por Thais Monteiro Magalhaes | 24/05/2024

Dia Nacional do Café: Conheça os benefícios e malefícios da bebida

Data foi criada para celebrar o início da colheita no Brasil

O café é a segunda bebida mais consumida no país, ficando atrás apenas da água, é o que revela um estudo realizado pela plataforma CupomValido.com.br com dados da Organização Internacional do Café (OIC). Comemorado nesta sexta-feira, 24 de maio, o Dia Nacional do Café foi criado pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) em 2005 com objetivo de homenagear o início da colheita do grão no Brasil. Para desmistificarmos a bebida, conversamos com a coordenadora do curso de Nutrição da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Giselle França, que lista os benefícios e maléficos do café.

 

O grão do café é rico em compostos fenólicos, principalmente ácidos clorogênicos que tem como um dos benefícios melhorar a parte do estímulo neuronial. Estudos mostram que o consumo da bebida protege contra doenças neurológicas, já que esses ácidos são antioxidantes e por isso possuem ação anti-inflamatória, regulando a vascularização e estimulando o endotélio, que refere-se às células que revestem a superfície interna dos vasos sanguíneos e linfáticos.

 

O café também possui outros benefícios, como estimular o metabolismo e o cérebro e melhorias no desempenho de exercícios físicos. Mas é preciso salientar que nem todos devem tomar café de forma regular. “As pessoas com alguma doença cardiovascular em fase de não controle, que apresentam uma frequência cardíaca aumentada ou que acabaram de sofrer infarto, Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou quadro de arritmia, precisam ser avaliadas por profissionais para diagnóstico individual”, afirma Giselle.

 

É importante estar atento aos sinais, pois algumas pessoas são sensíveis à cafeína e podem sofrer com quadro de arritmia, ansiedade ou alteração intestinal mesmo tomando uma dose baixa de café. Além disso, por ser um estimulante, a bebida pode atrapalhar o sono, não sendo indicado tomá-lo após às duas horas da tarde em alguns casos.

 

A docente destaca a qualidade do café, através do método Specialty Coffee Association (SCA), um dos mais utilizados no Brasil para classificação sensorial do grão, principalmente os especiais. “O tipo de plantio, região e clima podem influenciar a semente, desde aroma, doçura, torra e acidez”, ressalta.

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

03/06/2024

Salto Consultoria está com processo seletivo aberto para alunos

Ver notícia completa
Featured image

28/05/2024

UVA na Intercom Sudeste 2024

Ver notícia completa
Featured image

24/05/2024

Dia Nacional do Café: Conheça os benefícios e malefícios da bebida

Ver notícia completa
Featured image

20/05/2024

Conheça a Liga Acadêmica de Anatomia Humana

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
(21) 2574 8888
hubspot controller