Por Pedro Paulo Carvalho | 14/06/2023

Dia Mundial do Doador de Sangue: ajude a salvar vidas

Mês de junho é marcado por campanhas que reforçam a importância da doação

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, porém fica difícil comemorar a data sabendo que os estoques dos hemocentros do Rio continuam baixos, segundo alerta recente do Hemorio. No mês de junho são realizadas campanhas para reforçar a conscientização sobre a importância da doação de sangue. “Cada bolsa doada pode ajudar até quatro pessoas”, destaca Elson Santos, coordenador do curso de Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida (UVA).   

   

É possível fazer múltiplas doações anuais. Homens podem doar sangue quatro vezes ao ano, uma vez a cada dois meses. Já no caso das mulheres, o limite é de três vezes, a cada três meses, por conta do fluxo menstrual. Para realizar a doação é necessário cumprir alguns requisitos, como ter mais de 18 anos, ou 16 com o consentimento dos pais, pesar mais de 50 Kg, não estar em jejum, evitar o consumo de alimentos gordurosos no dia, não ter consumido bebidas alcoólicas por 12 horas, entre outros. O doador também tem direito a um dia de folga no trabalho.    

  

O tipo sanguíneo de maior demanda e dificuldade de presença nos estoques dos hemocentros devido ao menor número de doadores é o “O” negativo, conhecido como doador universal. Segundo dados do Ministério da Saúde, esse grupo sanguíneo está presente em menos de 10% dos brasileiros, e tem como característica não possuir antígenos nos glóbulos vermelhos e ter anticorpos anti-A e anti-B no plasma.   

   

De acordo com Santos, um dos motivos que causam o baixo número de doações é a falta de conhecimento. O coordenador também ressalta a importância da organização de campanhas e da divulgação de informações verdadeiras sobre o tema. “Esse desconhecimento também leva ao medo de doar. É necessário informar e propagar a necessidade da doação, fazendo um trabalho de educação em saúde acerca do assunto”, defende.  

   

O curso de Enfermagem da UVA promove anualmente campanhas de doação de sangue nos diferentes campi. Fique sempre de olho no calendário do site para informações sobre as próximas ações. Caso não consiga participar, o Hemorio possui um posto fixo de coleta que funciona de segunda a domingo, das 7h às 18h, incluindo feriados, localizado na rua Frei Caneca, 8, Centro. Doe sague e ajude a salvar vidas! 

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

03/06/2024

Salto Consultoria está com processo seletivo aberto para alunos

Ver notícia completa
Featured image

28/05/2024

UVA na Intercom Sudeste 2024

Ver notícia completa
Featured image

24/05/2024

Dia Nacional do Café: Conheça os benefícios e malefícios da bebida

Ver notícia completa
Featured image

20/05/2024

Conheça a Liga Acadêmica de Anatomia Humana

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
(21) 2574 8888
hubspot controller