Por Pedro Paulo Carvalho | 07/04/2022

Dia Mundial da Saúde: alerta sobre alimentação infantil

Aumenta o número de crianças brasileiras com sobrepeso e obesidade. Curso de Nutrição da UVA preparou cardápio saudável e gostoso para atrair a criançada

Hoje é celebrado o Dia Mundial da Saúde e uma questão que tem preocupado especialistas é a saúde infantil. Segundo o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), realizado em 2019, 7% das crianças brasileiras com menos de cinco anos de idade apresentam quadros de sobrepeso e 3% de obesidade. Isso é decorrência de fatores genéticos, má alimentação, um estilo de vida sedentário ou a combinação dos três. Ganhar peso em excesso na infância pode gerar um adulto com sobrepeso ou obeso, o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e problemas nos ossos e/ou na pele.   

   

 

Para ajudar no desenvolvimento de hábitos alimentares mais saudáveis e atrativos em crianças e combater à obesidade infantil, a professora de Nutrição da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Glaucia Justo, criou receitas rápidas, práticas e saborosas para os pequenos. O objetivo é mostrar que a preferência por certos tipos de comidas se forma ao longo da infância e que se alimentar bem é crucial para o crescimento e bem-estar das crianças.  

   

 

Por ser uma fase de desenvolvimento de musculatura, crescimento de tecido adiposo e ganho de estatura, a infância é um período crítico no qual grande parte das reservas e necessidades nutricionais do indivíduo são adquiridas. “É importante consumir alimentos que sejam boas fontes de carboidratos, lipídios e gordura insaturada. Uma alimentação saudável melhora o humor e a imunidade. Isso é extremamente necessário porque as crianças ainda estão construindo o sistema imunológico”, explica Glaucia.     

  

 

Para a professora, os pais são os principais responsáveis pela formação dos hábitos alimentares dos filhos e devem se esforçar para tornar os alimentos saudáveis atraentes. Além disso, ela ressalta a relevância de fazer com que as refeições sejam divertidas e não um processo doloroso, em que a criança é forçada a comer o que não gosta. “As verduras e frutas têm que ser atrativas porque comemos com todos os sentidos. É interessante levá-las para a cozinha, provocar a curiosidade delas e usar o lúdico na hora da comida. Que tal trazer um dinossauro para comer uma floresta de alface?”, sugere.     

 

  

Para finalizar, ela reforça que é necessário desmistificar a ideia de que produtos ultra processados são mais gostosos que os oriundos da natureza. É recomendado não oferecer comidas com adição de açúcar, corantes e conservantes até os dois anos de idade, para que o paladar se forme com alimentos de verdade. “O ideal é não incentivar esse tipo de consumo para que a criança tenha prazer e sinta o sabor real das frutas, legumes e verduras in natura”, ressalta.   

   

 

Confira abaixo algumas receitas elaboradas pela professora Glaucia Justo:   

   

 

Sanduíche natural com iogurte e ricota:    

   

Ingredientes:   

   

2 xícaras de chá de ricota amassada    

1 copo de iogurte natural (170g)  

100 g de peito de frango desfiado    

2 colheres de sopa de salsa  

1 cenoura média ralada  

1 xícara de chá de agrião    

½ beterraba ralada  

Sal a gosto  

Azeite extravirgem a gosto    

10 fatias de pão de forma integral ou pão árabe integral  

   

Modo de preparo:   

  

Misture todos os ingredientes até formar uma pasta cremosa, passe sobre o pão integral. Mantenha na geladeira até a hora de servir.   

   

   

Nuggets saudáveis:    

   

Ingredientes:   

   

3 dentes de alho    

1 cebola fatiada    

1 cenoura inteira    

2 filés de peito de frango    

Sal e pimenta a gosto    

Salsinha e cebolinha a gosto    

Cereal de milho (flocão) para empanar   

   

Modo de preparo:   

   

Em um processador misture todos os ingredientes (exceto o cereal de milho) até ficar uma massa moldável. Faça bolinhas. As crianças podem inclusive ajudar a moldas as bolinhas ou no formato que desejar. Empane no cereal de milho. Em uma forma untada, coloque os nuggets.  

   

   

Biscoito de banana e cacau:   

   

Ingredientes:   

   

1 xícara de farinha integral    

½ xícara de farinha comum    

½ xícara de farelo de aveia ou aveia em flocos    

1 banana madura descascada e amassada    

3 colheres de sopa de óleo de coco    

2 colheres de cacau    

4 colheres de água (se necessário)   

   

Modo de preparo:   

   

Misture todos os ingredientes em uma tigela até formar uma massa consistente. Faça pequenas porções em formato de bolachas finas ou com uso de cortador. Unte o tabuleiro com óleo de coco e coloque os biscoitos e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de dez minutos. Não deixe ficar muito tempo no forno, pois pode endurecer demais.   

   

   

Nutella caseira    

   

Ingredientes:   

   

2 xícaras de avelã torrada sem pele    

¼ de xícara de leite integral ou leite vegetal    

¼ de xícara de cacau em pó    

2 colheres de sopa de essência de baunilha    

¼ de xícara de uva passa ou tâmara    

1 pitada de sal.   

   

Modo de preparo: 

   

Bata no liquidificador o leite com a uva passa até a uva ficar com o mínimo de pedaços possível e reserve. Bata no liquidificador a avelã adicionando o leite batido com uva até se tornar um creme. Acrescente o cacau e a pitada de sal. Coloque na geladeira. Se quiser mais cremoso, substitua o leite por creme de leite. 

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

09/05/2022

Alunos criam brechó de moda circular no campus Tijuca

Ver notícia completa
Featured image

06/05/2022

UVA oferece serviço gratuito de declaração do Imposto de Renda em Cabo Frio

Ver notícia completa
Featured image

03/05/2022

Curso de Fono promove evento em comemoração ao Dia Mundial da Voz

Ver notícia completa
Featured image

28/04/2022

Projeto de Extensão oferece tratamento para sono

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias