Por admin | 27/05/2022

Dia da Dignidade Menstrual: saiba como ajudar a combater a pobreza menstrual

Os campi Barra, Botafogo, Cabo Frio, Tijuca e o Centro de Saúde da UVA são pontos fixos de coleta da campanha Adote um Ciclo, do Instituto ELA

No Brasil, mais de 700 mil meninas vivem sem banheiro ou chuveiro em casa e mais de quatro milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas. Os dados são do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). 

 

 

Neste sábado, dia 28, é celebrado o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Para chamar a atenção para a data e ajudar a combater a pobreza menstrual no Brasil, a Universidade Veiga de Almeida (UVA) aderiu, de forma contínua, à campanha nacional Adote um Ciclo, promovida pelo Instituto ELA, rede de educadoras criada para ajudar mulheres em situação de vulnerabilidade. 

 

 

“A pobreza menstrual impacta a vida de muitas brasileiras, principalmente aquelas com menor poder aquisitivo. Além de ser uma questão de saúde pública, afeta a confiança de meninas e causa evasão escolar. Por isso, a arrecadação de absorventes e a distribuição gratuita são ações fundamentais para impulsionar nossas jovens na luta diária pela igualdade de condições e acesso à educação”, avalia Beatriz Balena, reitora da UVA e conselheira do Instituto ELA. 

 

 

As doações de absorventes podem ser feitas durante todo o ano nos pontos de coleta instalados nos campi Barra, Botafogo, Cabo Frio, Tijuca e também no Centro de Saúde da UVA, em horário comercial. O material será destinado a estudantes de escolas públicas, mulheres em situação de rua e meninas e mulheres atendidas em Unidades Básicas de Saúde. Em 2021, a campanha Adote um Ciclo arrecadou cerca de 300 mil unidades de absorventes nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), Niterói (RJ), São Paulo (SP), Brasília (DF) e Manaus (AM). Ao todo, mais de 20 mil meninas e mulheres foram beneficiadas. 

  

 

Serviço 

Adote um Ciclo 

Pontos fixos de coleta de absorventes íntimos femininos na UVA 

Campus Barra – Av. Gal Felicissimo Cardoso, 500 

Campus Botafogo – Rua Dezenove de Fevereiro, 172 

Campus Cabo Frio – Estrada Perynas, S/N  

Campus Tijuca – R. Ibituruna, 108  

Centro de Saúde Veiga de Almeida – Praça da Bandeira, 149

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

17/06/2022

Letras oferece reforço escolar

Ver notícia completa
Featured image

15/06/2022

Cabo Frio ganha espaço interativo sobre o ciclo da água

Ver notícia completa
Featured image

13/06/2022

Abrigos individuais portáteis: alternativa para pessoas desabrigadas

Ver notícia completa
Featured image

10/06/2022

Universitários promovem ações de educação alimentar

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar