Por Pedro Paulo Carvalho | 10/07/2023

Curta-metragem de alunos em festival internacional

Documentário promove a conscientização sobre a diversidade sexual

O documentário Dois de Mim, produzido por alunos dos cursos de Cinema, Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Veiga de Almeida (UVA), foi selecionado para o Student World Impact Film Festival 2023 (SWIFF), festival internacional de cineastas estudantis que acontece de 18 a 25 de julho nos Estados Unidos. Idealizado por Joyce Guilherme, Marcelo Alves, Julia Nóbrega, Andressa Abbade e Thiago Nascimento, o curta-metragem de oito minutos conta a história de um rapaz bissexual que transforma o preconceito que sofre do próprio pai em combustível para subverter e combater a situação através do esporte.  

  

O documentário que aborda temas como diversidade, bem-estar, saúde mental e física foi desenvolvido durante as aulas de Linguagem Audiovisual, disciplina comum aos três cursos de comunicação. Para o grupo, falar sobre esses assuntos, presentes nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU, é importante porque, além de atuais, nem sempre são abordados de forma sensível e correta. “São temáticas recorrentes que as pessoas precisam ouvir. Cada um tem uma história para ser contada, seja de superação, ou algum acontecimento marcante em sua vida. Todo mundo precisa falar e ser ouvido”, destaca Joyce, que cursa o 6º período de Publicidade e Propaganda.   

  

Segundo a aluna, participar de eventos de cinema é a prova do talento universitário, representando a possibilidade de viver um sonho, reafirmando a paixão pela profissão. “Estar em um festival internacional tem um gosto ainda mais especial e significa muito. Creio que estou no caminho certo e a ideia é não parar mais, poder inspirar mais pessoas acreditarem nos seus potenciais”, ressalta. 

  

Para o coordenador do curso de Cinema e Audiovisual, Evângelo Gasos, a participação em festivais e a circulação dos trabalhos de alunos da Veiga fora do ambiente da universidade são muito significativas porque evidenciam a qualidade dos corpos discente e docente da instituição. “Essa é a ponte perfeita entre o que eles realizam em sala de aula e o mundo. Mostra o quão aptos eles já estão para produzirem trabalhos sérios e com bom acabamento ainda como estudantes”, observa, orgulhoso. 

  

Student World Impact Film Festival conta com produções de estudantes de mais de 120 países. O evento é separado por continente e o documentário Dois de Mim será exibido no dia 22 de julho. A participação dos alunos da UVA acontecerá de forma online. Clique aqui para acompanhar a premiação ao vivo.  

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

10/06/2024

UVA realiza ação comunitária de saúde na Barra

Ver notícia completa
Featured image

06/06/2024

Conheça a sala de aleitamento do campus Tijuca

Ver notícia completa
Featured image

03/06/2024

Salto Consultoria está com processo seletivo aberto para alunos

Ver notícia completa
Featured image

28/05/2024

UVA na Intercom Sudeste 2024

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
(21) 2574 8888
hubspot controller